Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL
MANAUS – Mobilização comunitária que começou em 1982, a decoração de ruas e becos para acompanhar a Copa do Mundo em Manaus é um show de arte e cores, no chão e no ar.
O esmero dos moradores é tanto que todos reivindicam o título de “melhor ornamentação da Copa”. O acesso do público é gratuito, desde que respeitadas regras nos espaços decorados.
Esticadores, clipes, tintas, barbante, cabo de aço, bandeirolas de plástico, martelo e serrote são manuseados com habilidade tática. Aos poucos, o material vai tomando forma de painéis e figuras com temáticas do futebol.
O ‘jogo’ envolve moradores e visitantes – turistas e manauras de outros locais. O visual surpreende. Até a Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado) publicou em sua página oficial no Twitter no domingo (13) fotos da Rua Professora Isaura Barroncas (antiga Rua 3) no Alvorada, zona centro-oeste, com o texto “emoção está crescendo em todo o mundo”.
Com 126 metros de comprimento, a Rua Isaura Barroncas foi transformada em uma passarela de figuras coloridas pela primeira vez para a Copa da França, em 1998. Este ano conta com 60 pessoas trabalhando, 20 artesãos de Parintins.
Everton Vieira, coordenador dos trabalhos, disse que a fama internacional da rua, que os moradores continuam a chamar de ‘Rua 3’, ocorreu no Mundial de 2014 disputado no Brasil. “Desde lá a gente quer sempre fazer algo diferente, que impacte e atraia as pessoas”, diz.
Na inauguração, neste sábado (19), haverá missa e o asfalto liberado para caminhada após a secagem das pinturas. Foram utilizados 1,5 milhão de bandeirolas para a ornamentação.
De acordo com Everton Vieira, os trabalhos começaram no dia 13 de agosto e foram gastos pouco mais de R$ 100 mil. A coordenação aceita doações voluntárias e instalou uma caixinha de coleta no local.
Além de elementos da Copa, na entrada há figuras com temas amazônicos. “Deixamos o portal de entrada na mão do Ricardo [artista parintinense], que escolheu fazer a cúpula do Teatro Amazonas, uma vitória-regia, uma onça, duas garças e os bois Caprichoso e Garantido, além de prédios característicos do Qatar”, explica Everton.
Nos dias de jogo do Brasil haverá telão e atrações musicais. Mas a rua estará aberta a visitação durante todo o período do Mundial, entre 20 de novembro e 18 de dezembro.
Regras de segurança
Localizada no Morro da Liberdade, bairro da zona sul da capital amazonense, a Rua 24 de Agosto preparou um portal de entrada com led. Para os dias de jogos do Brasil haverá telão, atrações musicais, bateria de escola de samba, venda de comida e bebida pelos comerciantes do local, banheiros químicos e segurança pública e privada.
A visitação é gratuita, mas a coordenação impõe algumas regras. A venda de comida e a bebida, em lata, será feita de forma exclusiva pelos comerciantes do local. Não será permitido uso de espetinho.
Silvio Santos, membro do grupo que coordena os trabalhos, diz que a comissão foi escolhida ainda em 2021, os trabalhos começaram em março deste ano e as primeiras decorações foram feitas em junho. “Todo domingo realizávamos bingo com atrações musicais e venda de peixe frito e assado para angariar fundos”. O gasto foi R$ 200 mil.
A inauguração da decoração, na manhã deste domingo (20), terá missa, peixe frito e assado, e atrações musicais. A rua tem 227 metros e foram utilizadas 4 milhões de bandeiras para enfeitá-la.
A Copa do Qatar fugiu do padrão e pela primeira vez a disputa não será nos meses de junho e julho, conforme a tradição desde 1930. Em razão das altas temperaturas no meio do ano no país-sede, a Fifa programou a competição para novembro.
A proximidade dos jogos com o Natal levou os organizadores da Rua 24 de Agosto e escolher também com tema os festejos natalinos. Entre as bandeiras aparecem um Papai Noel e uma árvore de Natal.
Um dos pontos mais fotografados é a árvore de Natal, diz Silvio Santos. “Ela acende à noite, toda em led, e chama atenção dos visitantes”.
Silvio explica que este ano a comissão escolheu homenagear os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro e moradores que participavam da preparação da rua, mas morreram ano passado.
“Temos bandeiras do Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e Botafogo”, diz. As bandeiras estão localizadas próxima da sede do Olaria, antigo clube amador do bairro. O local virou o QG (quartel general) da comissão organizadora, onde os itens foram armazenados e preparados antes de ir para montagem.
Um painel com homenagem a moradores que morreram em 2021 também foi pintado. “Pessoas importantes, moradores antigos, que muito contribuíram desde 1998”, explica Silvio. “Nenhum foi de Covid. Foram todas mortes naturais”.
Beco Boulevard
Na zona centro-sul de Manaus, no Beco Boulevard, os moradores entram no clima da Copa desde 1998. Este ano o lema foi ‘Vamos pegar o Beco rumo ao Qatar’. De acordo com um dos coordenadores, Altervir Cordovil, os visitantes que assistirem os jogos do Brasil no local terão atrações como música ao vivo, sirene para comemorar os gols da seleção e coleta seletiva do lixo produzido. Tudo sob o comando dos próprios moradores.
A trilha sonora para o Mundial do Qatar está sendo finalizada, diz o responsável Ari Santana. “Até domingo [dia da abertura da Copa] a comunidade toda vai estar cantando”, garante o morador.
Com pouco mais de 30 residências no beco, os moradores se uniram e nenhum detalhe escapou da ornamentação: contadores de consumo de água e tubulações também foram pintadas nas cores do Brasil.
A temática foi extensiva e envolveu as crianças, que aprenderam conceitos básicos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) enquanto colaboravam na pintura das escadarias do Beco.
Moradora do Beco há 43 anos, Michele Alves fala com orgulho do envolvimento da comunidade e das crianças na preparação. “Tudo começou muito pequeno e tomou essas proporções. A comunidade toda se envolve, as crianças. Esse ano tem o projeto do ECA, fizemos um painel com as mãos das crianças”, diz Michele.
As crianças ajudaram na pintura das estrelas e do muro e ganharam uma ‘amarelinha’ multicolorida no final do Beco. “Todos trabalham. Somos entre 60 e 70 pessoas envolvidas”, afirma Michele.
A abertura da Copa do Mundo do Qatar, neste domingo (20), será a partir das 12h, de Manaus, com o jogo entre os donos da casa e Equador. O Brasil, que está no Grupo G, estreia na quinta-feira (24), contra a Sérvia, a partir as 15h, de Manaus.
O adversário do Brasil na segunda rodada, no dia 28 (uma segunda-feira), será a Suíça, a partir das 12h (Manaus).
A despedida da seleção na primeira fase será dia 2 de dezembro (uma sexta-feira) contra Camarões, às 15h de Manaus.
Confira vídeo sobre a decoração no beco.