MANAUS – Moradores de áreas da zona leste de Manaus, como o bairro de São José passaram a enfrentar um novo problema de falta de água tratada, com constantes cortes de fornecimento pela empresa Manaus Ambiental. A nova modalidade de fornecimento está sendo chamado por moradores de 12h x 24h, como na escola de serviços de quem trabalha por 12 horas e folga 24 horas. No caso da água, são 12 horas de fornecimento, quando muito, e 24 horas sem água.
O absurdo acontece à revelia do contrato de concessão, que obriga a empresa a avançar no fornecimento 24 horas. No caso da zona leste, onde moro e convivo com o problema há anos, a situação só piorou nos últimos tempos, principalmente depois que a empresa concessionária passou a usar o sistema de captação e tratamento do Proama (Programa Água para Manaus).
Antes do Proama, quando a região onde moro era abastecida pela Ponta do Ismael, o problema de falta d’água parecia sanado. Pelo menos eram raros os dias em que o fornecimento era cortado. Havia água nas torneiras 24 horas. Depois que a empresa passou a fornecer a água do Proama, a situação se complicou. No início, foram meses de sofrimento, principalmente da população que não tinha reservatório ou que tinha reservatórios pequenos.
Depois de alguns meses, a situação se normalizou, mas desde o ano passado a falta d’água é quase diária. Nas últimas semanas sem aviso prévio, o abastecimento foi cortado por longos períodos. Entre segunda e terça-feira, foram mais de 24 horas sem água. Na quarta, amanheceu normal, mas não demorou mais que 12 horas. No início da noite, os moradores ficaram sem água, e assim estão até a noite desta quinta-feira, 5.
Com a palavra, as autoridades.