
Do ATUAL
MANAUS – Os municípios com maior área desmatada no Amazonas em maio são Apuí com 4.015 hectares, Lábrea com 1.342, e Novo Aripuanã com 851, apesar da queda de 21% no desmatamento e 37,5% nos focos de calor no Estado em comparação com o mesmo período do ano passado. Os números são do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas).
Os três municípios estão localizados no Sul do Amazonas, na área conhecida como “arco do fogo” devido à ocorrência frequente de queimadas.
Em relação aos focos de calor, os maiores índices foram registrados em Manicoré com 14 ocorrências. Autazes é o segundo com 3 e Iranduba, com 2, em terceiro.
Os alertas de desmatamento também caíram 38,05% em maio deste ano, com 1.706 registros contra 2.754 em maio de 2024. Houve também redução nos focos de calor, que diminuíram 37,5%, passando de 40 ocorrências em maio do ano passado, para 25 no mesmo mês de 2025.
“Nem sempre um foco representa uma queimada criminosa”, diz Priscila Carvalho, coordenadora do CMAAP (Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas) do Ipaam.
De acordo com Priscila Carvalho, um foco pode ser consequência de processos naturais ou de queimadas autorizadas e controladas, previstas na legislação. “Por isso, fazemos uma análise criteriosa antes de qualquer medida punitiva”.
O desmatamento ilegal, conforme o Decreto Federal nº 6.514/2008, pode resultar em multas de R$ 5 mil por hectare e as queimadas não autorizadas em áreas agrícolas, destinadas à renovação de pastagens ou cultivo com multas de R$ 3 mil por hectare.