O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Lula lidera com 43%; Bolsonaro tem 28%; Ciro e Moro aparecem com 8%, diz Ipespe

11 de março de 2022 Política
Compartilhar
A pesquisa foi realizada no período de 7 a 9 de março e entrevistou mil pessoas de 16 anos e mais de todas as regiões do país (Fotos: Rodrigo Dias Tome/PR – Alan Santos/PR – Lula Marques/Agência PT)
Da Folhapress

SÃO PAULO – Pesquisa Ipespe, contratada pela XP Investimentos e divulgada nesta sexta-feira (11), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança da corrida presidencial, com 43% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar, com 28%.

Na sequência, vêm os ex-ministros Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos), com 8% cada, portanto, numericamente empatados; e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%. Considerando a margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Ciro, Moro e Doria estão tecnicamente empatados.

Em comparação com o levantamento anterior, divulgado em 25 de fevereiro, Lula manteve os 43% da pesquisa de intenção de voto estimulada, quando o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado. Bolsonaro oscilou dois para cima (portanto, dentro da margem de erro) – na ocasião, ele aparecia com 26%.

Moro e Doria mantiveram o percentual da pesquisa anterior (8% e 3%, respectivamente) e Ciro oscilou um ponto para cima (tinha 7%). O governador paulista empata, dentro da margem de erro, com a senadora Simone Tebet (MDB), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o deputado federal André Janones (Avante), que têm 1% cada.

Derrotado por Doria nas prévias do PSDB, Leite mantém conversas com o PSD para disputar a Presidência pela legenda. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), desistiu da corrida presidencial e já não aparecia no levantamento divulgado pelo instituto há 15 dias.

Conforme o Ipespe, Felipe D´Avila (Novo) foi citado, mas não chegou a 1%. Já o senador Alessandro Vieira (Cidadania) foi testado, mas não foi citado por nenhum entrevistado. Brancos e nulos somam 7%, e não sabem, 2%.

A pesquisa foi realizada no período de 7 a 9 de março e entrevistou mil pessoas de 16 anos e mais de todas as regiões do país, por telefone. O intervalo de confiança é de 95,5%. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta. O levantamento foi registrado junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-03573/2022.

Primeiro turno

Veja abaixo o cenário de 1º turno testado pela pesquisa (estimulada):

Lula (PT): 43%

Bolsonaro (PL): 28%

Ciro (PDT): 8%

Moro (Podemos): 8%

Doria (PSDB): 3%

Tebet (MDB): 1%

Leite (PSDB): 1%

Janones (Avante): 1%

D’Ávila (Novo): 0%

Vieira (Cidadania): 0%

Nenhum/não iria votar/branco/nulo/: 7%

Não sabe/não respondeu: 2%

Segundo turno

A pesquisa Ipespe também fez simulações de cenários para o segundo turno. Lula sai vencedor em todos em que é citado. Contra Bolsonaro, o petista teria 53% dos votos contra 33% do adversário, uma diferença de 20 pontos percentuais.

Em relação à simulação divulgada há 15 dias, Lula oscilou um ponto para baixo (tinha 54%) e Bolsonaro oscilou um ponto para cima (tinha 32%).

Já num eventual segundo turno, Bolsonaro perderia para Ciro e empataria numericamente com Moro e tecnicamente com Doria e Leite, conforme a sondagem.

Veja abaixo os cenários de segundo turno testados:

Lula x Bolsonaro: 53% a 33%

Lula x Moro: 51% a 30%

Lula x Leite: 55% a 17%

Lula x Doria: 53% a 18%

Lula x Ciro: 50% a 25%

Ciro x Bolsonaro: 47% a 36%

Doria x Bolsonaro: 38% a 37%

Moro x Bolsonaro: 33% a 33%

Bolsonaro x Leite: 40% a 35%

Avaliação do governo

Ainda conforme a pesquisa, 52% dos entrevistados avaliaram o governo Bolsonaro como ruim ou péssimo, contra 27% que o avaliam como bom ou ótimo. Aqueles que avaliam o governo como regular são 20%. Os que não sabem ou não responderam somam 1%.

Em comparação com o levantamento anterior, esses números oscilaram dentro da margem de erro (eram 53%, 25% e 21%, respectivamente).

Já a desaprovação do governo foi de 63%, contra 32% que aprovaram e 5% que não souberam ou não responderam. No levantamento feito há duas semanas, esses números eram 63%, 31% e 6%, respectivamente.

O Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) é uma empresa de pesquisas fundada em 1986 e com sede no Recife. O instituto geralmente faz pesquisas eleitorais por telefone. Operadores ligam para eleitores selecionados conforme a distribuição de todo eleitorado brasileiro e os questionam sobre suas preferências eleitorais.

Notícias relacionadas

Rejeição de Flávio Bolsonaro chega a 52%, aponta pesquisa BTG/Nexus

Lula abre 9 pontos sobre Flávio Bolsonaro no 1º turno, diz BTG/Nexus

Governo veta gratuidade e descontos na passagem do transporte público

Com emendas, vereadores ‘abocanham’ orçamentos em 2.613 cidades

Procurador-geral da República afirma que combate a deepfakes nas eleições será imediato

Assuntos Ciro Gomes, Luiz Inácio Lula da Silva, Sérgio Moro
Redação 11 de março de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Política

Lula reclama de lentidão na execução de projetos e pede que população cobre o governo

13 de junho de 2026
Presidente Lula lançou programa de crédito para motociclistas entregadores (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Política

Lula diz que é difícil beneficiar os pobres porque há muitas leis e impedimentos

12 de junho de 2026
Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou o início do período de renegociação (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Política

Senador do PT diz não ser contra tornar o PCC e o CV organizações terroristas

12 de junho de 2026
Lula mantém vantagem sobre Flávio Bolsonaro em pesquisa de intenção de voto (Fotos: Marcelo Camargo/ABr e Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Política

Lula tem 36% e Flávio Bolsonaro 24% em sondagem eleitoral de primeiro turno

12 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?