O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Lula ignora promessa e usa live com Uchoa para atacar Bolsonaro

19 de junho de 2023 Política
Compartilhar
Lula ignorou promessa e voltou a atacar Bolsonaro em live (Foto: YouTube/Reprodução)
Lula ignorou promessa e voltou a atacar Bolsonaro em live (Foto: YouTube/Reprodução)
Por Renato Machado, da Folhapress

BRASÍILIA – O presidente Lula (PT) usou parte de sua transmissão ao vivo nesta segunda-feira (19) para atacar o seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), e seu grupo político, voltando a usar o termo “fascista”.

Lula assim rompe com a promessa de que as lives teriam apenas caráter institucional e que em nada lembrariam as transmissões de Bolsonaro – que usava esse meio para despejar fake news e atacar seus adversários.

Lula realizou na manhã desta segunda-feira (19) a sua segunda transmissão ao vivo nas redes sociais, que foi nomeada “Conversa com o Presidente” pelo governo.

As transmissões ao vivo estavam programadas para acontecer semanalmente, às terças-feiras. O presidente, no entanto, embarca ainda nesta segunda-feira para a Europa, para uma viagem oficial à Itália e França.

Assim como no primeiro “Conversa com o Presidente”, Lula foi entrevistado pelo jornalista Marcos Uchôa, da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Quando o plano de realizar lives foi divulgado inicialmente, a Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República) buscou afastar a possibilidade de copiar o modelo usado por Bolsonaro.

O então presidente usava seu espaço para espalhar fake news, questionar a eficácia de vacinas e a segurança das urnas eletrônicas e, em todos os episódios, atacava um outro adversário político.

O formato usado por Lula, sendo entrevistado por um jornalista, visa dar um caráter institucional para a transmissão, mantendo o foco nas realizações e planos do governo. O primeiro episódio seguiu esse modelo à risca, sem nenhuma menção a adversários.

No entanto, na conclusão da segunda transmissão, Lula disparou uma série de ataques a Bolsonaro e seus aliados, mesmo sem ter sido questionado sobre o assunto.

O entrevistador o havia questionado sobre o seu telefonema no dia anterior para parabenizar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pelo seu aniversário de 92 anos.

Lula então acrescentou que também convidou o ex-presidente José Sarney para inaugurar a ferrovia Norte-Sul, por ele ter sido o mandatário que iniciou a obra nos anos 1980. E na sequência começou a atacar Bolsonaro.

“Eu penso que estamos vivendo em um mundo que toda vez que a gente puder transparecer na nossa atitude fraternidade, amor, bondade, solidariedade, temos que fazer. Porque é preciso acabar com esse clima de ódio que foi criado no mundo, e no Brasil”, afirmou o presidente.

“Os fascistas, já está provado, que eles tentaram dar um golpe e coordenado pelo ex-presidente, que agora tenta negar. Mas quando ele perdeu as eleições ele ficou trancado dentro de casa para ficar preparando o golpe”.

“Então eu acho que vamos apurar isso com muita tranquilidade. Todo mundo terá a chance de se defender. Então quero que as pessoas fiquem tranquilas que vamos investigar. Quem tiver culpa no cartório terá que pagar”, completou o presidente.

O entrevistador então buscou mudar o assunto, falando em recuperar a boa convivência que ele mantém com FHC e Sarney, que é o “normal da política”. Mas Lula ignorou a deixa e voltou a atacar Bolsonaro.

Não vamos aturar as pessoas que tentaram dar golpe e destruir a democracia no país.

“Eu conversava com o Sarney, com o Itamar [Franco], com o Collor. Agora você tem um cidadão que não quer conversar com ninguém, só quer transmitir mentira, fake news, só quer falar bobagem e agressão contra os outros. Ou seja, isso tem que acabar, porque esse país tem que voltar a gostar da paz”, completou.

Na sequência, ao falar da situação econômica, Lula também voltou a criticar a alta taxa de juros, o que vem se tornando uma constante em suas falas. Mas aproveitou para mencionar diretamente o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

“O presidente do Banco Central precisa explicar, não a mim, porque já sei que ele não baixa, mas precisa explicar ao povo brasileiro e ao Senado que o elegeu por que ele mantém essa taxa de 13,75% para um país com inflação anual de 5%”, disse.

Notícias relacionadas

Vereadores de Manaus propõem aumentar emenda individual e reduzir verba de bancada

‘Precisa ser investigado, doa a quem doer’, diz Tarcísio sobre Ciro Nogueira

Moraes rejeita recursos da DPU e pede alegações finais no caso contra Eduardo Tagliaferro

Brasil tem 158 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro

TJAM cria adicional por tempo de carreira após STF ordenar penduricalhos no Judiciário

Assuntos Jair Bolsonaro, Luiz Lula
Cleber Oliveira 19 de junho de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Presidente Lula ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Política

Lula viaja para os EUA e deixa promulgação da Lei da Dosimetria para Davi Alcolumbre

7 de maio de 2026
Política

Bolsonaro recebe alta de hospital e volta para prisão domiciliar em Brasília

4 de maio de 2026
manaus
Saúde

Sete anos após a pandemia de Covid-19, a política ainda se sobrepõem à ciência, dizem pesquisadores

26 de abril de 2026
Ex-presidente Jair Bolsonaro em momento com soluço (Imagem: X/Reprodução)
Política

Ex-presidente Jair Bolsonaro pede autorização a Moraes para fazer nova cirurgia

22 de abril de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?