O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

‘Lula é candidato natural à Presidência em 2026 porque tem o que mostrar’, diz Alckmin

29 de setembro de 2025 Política
Compartilhar
Geraldo Alckmin
Geraldo Alckmin airma que cenário político é positivo para o presidente Lula (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
Por Raisa Toledo, do Estadão Conteúdo

BRASÍLIA – O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta segunda-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o “candidato natural à presidente da República” nas eleições de 2026.

Em entrevista à rádio CBN Vale, Alckmin tratou de temas como as relações entre o Brasil e os Estados Unidos, economia e pautas do governo Lula. Nos minutos finais da transmissão, questionado sobre 2026, ele citou dados positivos da gestão e disse que Lula “tem o que mostrar” em uma eventual campanha à reeleição.

“Queria dizer duas coisas: uma é que o presidente Lula é o candidato natural a presidente da República. Não sei quem vai ser o adversário. É uma definição que não cabe a nós. Lula tem o que mostrar: salário mínimo cresceu, desemprego caiu, renda melhorou. Você tem um cenário positivo”, disse. No sábado (27), Alckmin deu declarações semelhantes em entrevista ao apresentador Datena na Rede TV.

Nesta segunda, o vice-presidente também falou sobre o desembarque do PP e do União Brasil do governo e disse esperar que a saída não atrapalhe a tramitação de projetos como a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

“Espero que não impacte, porque os projetos do governo são de interesse público. Fui deputado federal e não tem essa coisa de ‘eu voto porque sou amiguinho do governo’. Depende da qualidade do projeto. E o presidente Lula é o governo do diálogo, tem permanentemente dialogado”, afirmou.

Seu posicionamento foi semelhante quanto às tentativas da oposição de atrelar a aprovação do projeto à aprovação de anistia aos presos pelos ataques golpistas do 8 de janeiro. “Não há relação entre um projeto que já tá lá (no Congresso Nacional) há quase um ano, que faz justiça tributária e que não causa déficit, com problema de anistia, que é outro setor”, disse.

“Vivemos um Brasil polarizado desde a eleição de 2022. Temos, pela primeira vez, um presidente da República eleito três vezes desde a redemocratização já caminhando para uma quarta eleição, em processo de reeleição”, disse Motta em evento de encontro de líderes em São Paulo, ao abordar a conjuntura atual da Câmara.

Pesquisa Ipespe divulgada na quinta-feira (25) indicou que a aprovação do governo Lula chegou a 50%, avançando sete pontos em dois meses e superando numericamente a desaprovação, hoje em 48% Desde maio, o governo passou de uma diferença de 14 pontos entre aprovação e desaprovação para um saldo de dois pontos.

O apoio ao petista é maior entre os eleitores de esquerda, chegando a 95%, mas também superou a desaprovação em segmentos mais disputados: entre eleitores de centro, a pesquisa registrou 49% de aprovação contra 45% desaprovação e, na classe média, 51% a 46%. A rejeição ainda é mais forte entre direitistas (88%) e os mais ricos (84%).

Notícias relacionadas

PGR pede que Flávio Bolsonaro seja ouvido por calúnia contra Lula

STF dá 48h para tribunais explicarem pagamentos acima do limite a juiz

Moraes manda Exército entregar armas de Bolsonaro à Polícia Federal

Renan Bolsonaro anuncia pré-candidatura a deputado federal por Santa Catarina

Cresce número de brasileiros que se declaram de direita, mostra pesquisa Datafolha

Assuntos Eleições 2024, Geraldo Alckmin, Luiz Inácio Lula da Silva
Cleber Oliveira 29 de setembro de 2025
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Política

‘Você tem que pensar na sua mulher e filhos’, diz Lula sobre escolha de candidatos

3 de julho de 2026
Presidente Lula se mantém à frente de Flávio Bolsonaro em nova pesquisa eleitoral (Fotos: Ricardo Stuclert/PR e TV Senado)
Política

Lula lidera em cenário de primeiro e segundo turnos em pesquisa Atlas/Bloomberg

1 de julho de 2026
Economia

Governo Lula disponibiliza R$ 525,1 bilhões para empresários da agricultura

30 de junho de 2026
Presidente Lula na reunião do G7: presidente disse que nunca foi esquerdista (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Política

Lula supera todos os candidatos em cenários de 2º turno, mostra pesquisa BTG/Nexus

29 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?