
Da Agência Senado
BRASÍLIA – O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse que é necessário refletir sobre qual é o período que o país pode suportar o isolamento social pelo coronavírus, tendo em vista as repercussões econômicas. A questão não é simples, disse Bezerra, ressaltando que o Congresso terá papel fundamental para encontrar uma solução equilibrada.
“Eu posso citar o exemplo de três países o Japão, com população de 127 milhões, não promoveu isolamento social. A Rússia, com população de 144 milhões, não promoveu isolamento social. E o México, que é presidido por Lopes Obrador, e tem população de 139 milhões, também ainda não promoveu isolamento social”, disse Bezerra.
“Eu acho que tudo recomenda para que a gente possa sim manter o isolamento social pelas próximas duas, três semanas, no sentido de achatarmos a curva dessa epidemia que se aproxima do Brasil. É recomendável o isolamento social pelos governadores possa ser acatado”, prosseguiu.
Segundo Bezerra, a fala do presidente Jair Bolsonaro contra o isolamento deve ser motivo para reflexão. “Qual é o período de isolamento social que a gente possa suporta5r do ponto de vista das repercussões econômicas. Os desdobramentos de uma recessão aguda, de uma depressão econômica, são muito graves. Então eu acho que nós não estamos diante de uma matéria simples, de uma escolha simples. Acho que as duas alternativas vão ter que ser postas, ponderadas e o papel do Congresso Nacional, sobretudo do Senado Federal, será muito importante para que a gente possa encontrar um equilíbrio dessas posições”, afirmou.