O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Economia

Levy busca apoio em reunião com banqueiros

13 de agosto de 2015 Economia
Compartilhar
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, negocia com o Congresso Nacional as mudanças nas medidas de ajuste fiscal (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, buscou apoio dos presidentes dos dez maiores bancos nacionais(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

BRASÍLIA – Em meio à tentativa de construir com as lideranças políticas uma agenda anticrise para estimular a retomada do crescimento, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, buscou apoio dos presidentes dos dez maiores bancos nacionais. A cúpula do sistema financeiro foi chamada a Brasília pelo ministro para uma avaliação da econômica, durante um encontro de duas horas, na tarde de terça-feira.

O foco da reunião, segundo fontes ouvidas pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, foi a conjuntura e a necessidade de se manter os ganhos obtidos na política econômica para impedir a piora da economia. O esforço para alcançar o equilíbrio fiscal também foi discutido com os banqueiros.

Solidariedade

O tom foi de solidariedade com o chefe da política econômica, conforme apurou o Broadcast com fontes que participaram da reunião. O encontro ocorreu no Ministério da Fazenda. Inicialmente, a agenda oficial previa apenas a presença do presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal.

A chegada dos dirigentes das maiores instituições financeiras surpreendeu, justamente no momento em que a agência Moody’s anunciou o rebaixamento da nota do Brasil, mas com viés estável, o que foi considerado positivo. A agência deu mais tempo para a equipe econômica construir um consenso em torno das medidas de recuperação econômica e melhorar a política fiscal.

Na reunião, Levy voltou a falar do comprometimento do governo em relação à meta de superávit primário. Ele sinalizou aos banqueiros que a meta de 2016 deverá não só ser alcançada, como pode ser até elevada. O trabalho do Banco Central, de convergência da inflação para a meta de 4,5%, também foi destacado pelo ministro.

No final de julho, o governo fez um corte drástico nas metas fiscais, desencadeando uma onda de desconfiança em torno da política fiscal. A meta de 2015 caiu de 1,1% para 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB) e a de 2016, de 2% para 0,7%.

O ministro, de acordo com um executivo do setor, citou os avanços até agora, mas não deu detalhes sobre como será o esforço fiscal daqui para a frente. “Foi uma reunião muito grande, mas não teve nada de novo. Alguns pedidos foram feitos por parte dos bancos, mas todos genéricos sobre a necessidade de melhorar a produtividade do País, a comunicação”, diz uma fonte do setor bancário. “No mais, só elogios a Levy.”

Participaram da reunião, Luiz Carlos Trabuco (Bradesco), Roberto Setubal (Itaú Unibanco), Alexandre Abreu (Banco do Brasil), Miriam Belchior (Caixa Econômica Federal), André Esteves (BTG Pactual), José de Menezes Berenguer (JPMorgan), Manoel Felix (Indusval/ABBC), Rossano Maranhão (Safra) e Sérgio Agapito Rial (Santander). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

(Estadão Conteúdo/ATUAL)

Notícias relacionadas

Bancos impulsionam consignado privado pelo Crédito do Trabalhador

Fim da escala 6×1: economistas alertam sobre envelhecimento e custo do trabalho

Governo congela R$ 23,7 bilhões em despesas no Orçamento

Consumo de café aumentou no Brasil de janeiro a abril de 2026

Previsão de gastos com benefícios previdenciários sobe R$ 11,8 bilhões

Assuntos Amazonas Atual, banqueiros, Joaquim Levy
Valmir Lima 13 de agosto de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Dia a Dia

Relator vota por arquivar PAD contra promotor que ofendeu advogada no Tribunal do Júri

28 de dezembro de 2025
Dia a Dia

Caso revelado pelo ATUAL em 2022 termina com aposentadoria compulsória de juiz no Amazonas

16 de dezembro de 2025
Política

Deputado Daniel Almeida acusa Salazar de crimes e provoca reação de aliados do PL

11 de dezembro de 2025
O corpo de Gabriel Expedito Reis dos Santos, de 18 anos, foi localizado na manhã desta segunda-feira (13) (Foto: Divulgação)
Dia a Dia

Corpo de 2ª vítima é encontrado após afogamento em rio usado pelo garimpo

13 de outubro de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?