O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Esporte

Justiça marca audiência entre Flamengo e CBF por título brasileiro de 1987

23 de abril de 2019 Esporte
Compartilhar
Zico durante comemoração do título de campeão do Campeonato Brasileiro de 1987
(Foto: Folhapress)

Por Diego Garcia, da Folhapress

RIO DE JANEIRO – A Justiça do Rio de Janeiro agendou para o mês de junho uma audiência de conciliação entre Flamengo e CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para discutir o reconhecimento do clube como campeão brasileiro de 1987.

O time rubro-negro quer que a conquista do Troféu João Havelange, também chamado Módulo Verde e equivalente à primeira divisão nacional daquele ano, seja equiparado ao título nacional.

O procedimento, que tramita na 8ª Vara Cível carioca, foi aberto pelo clube em dezembro de 2018 e busca o reconhecimento do título daquele ano mantendo a legitimidade da conquista do Sport, já decretado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) como legítimo detentor do título da Copa União. Dessa forma, passaria a haver dois campeões brasileiros de 1987, Flamengo e Sport.

“O reconhecimento formal da conquista do Flamengo, em paralelo ao título conferido judicialmente ao Sport, não teria o condão de alterar o status de ‘campeão brasileiro’ de 1987 ao clube pernambucano”, defende o clube no processo. A reportagem teve acesso aos autos da ação aberta pelo time rubro-negro.

No dia 29 de março de 2019, o juiz Luiz Felipe Negrão marcou a audiência de conciliação para o dia 3 de junho. Em 8 de abril, o magistrado publicou mandado de citação e intimação endereçado à CBF, para que a entidade tenha ciência e compareça à audiência. 

Caso não chegue a um acordo no encontro, a confederação pode oferecer contestação ao processo aberto pelo Flamengo. 

A batalha judicial pelo título durou 20 anos. Em março de 2018, a maioria dos ministros do STF deram ganho de causa aos pernambucanos.

A decisão transitou em julgado, o que significa que estouraram todos os prazos legais para que o Flamengo tentasse reverter a derrota nessa esfera. O processo já teve a sua baixa definitiva efetuada e não cabe mais discussão quanto ao título brasileiro do Sport.

O Flamengo agora busca que o Poder Judiciário também o reconheça como campeão brasileiro. Em sua petição inicial, o clube lembra que, em 2010, a CBF unificou os títulos nacionais -Taça de Prata e Roberto Gomes Pedrosa, disputados de 1959 a 1970, antes da implementação do Campeonato Brasileiro, em 1971.

“Apesar de a resolução abranger o reconhecimento de diversos títulos controvertidos, a CBF não incluiu o troféu João Havelange conquistado pelo Flamengo em 1987 no Módulo Verde da Copa União”, disse o Flamengo.

“Não há dúvidas de que o Poder Judiciário desconsiderou o rol unificado de títulos de campeão brasileiro editado pela CBF, que reconhece a possibilidade de um único clube ostentar, de forma concomitante, dois títulos brasileiros no mesmo ano, e mais de um clube ser campeão nacional no mesmo ano”, continuou o clube.

A CBF contabiliza dois títulos brasileiros para o Palmeiras em 1967 (Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa) e tanto Botafogo (campeão da Taça Brasil) como Santos (campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa) campeões de 1968.

A Copa União foi organizada em 1987, após a CBF, que se encontrava em crise financeira, anunciar que não poderia organizar o Campeonato Brasileiro daquele ano. As principais agremiações do país se uniram e fundaram o Clube dos 13, que seria o responsável por organizar o torneio, idealizado pelos times com 16 equipes, sendo os membros do grupo e mais três convidados.

A CBF, no entanto, decidiu assumir a organização oficial da Copa União e alterou o regulamento, criando quatro módulos disputados de forma autônoma, representando cada uma das quatro divisões nacionais.

A confederação ainda incluiu uma quarta fase na competição. Nessa etapa, os primeiros e segundos colocados do Módulo Verde (troféu João Havelange, equivalente à primeira divisão) e Módulo Amarelo (troféu Roberto Gomes Pedrosa, que seria a segunda divisão) disputariam um quadrangular para definir o campeão da Copa União.

Flamengo e Internacional -respectivamente, campeão e vice-campeão do Módulo Verde- se recusaram a enfrentar Sport e Guarani -primeiro e segundo do Módulo Amarelo- no quadrangular. O time pernambucano acabou sendo considerado o campeão brasileiro daquele ano, após derrotar o clube de Campinas na decisão.

A falta de reconhecimento do título pela CBF foi um dos motivos que levou à disputa da Taça das Bolinhas entre São Paulo e Flamengo, após o título brasileiro do clube tricolor em 2007. O antigo troféu de campeão brasileiro ficaria definitivamente com o primeiro pentacampeão nacional (contando a partir de 1971).

Procurada pela reportagem para comentar a audiência de conciliação agendada pela Justiça, a CBF não se manifestou. O vice-presidente jurídico do Flamengo Rodrigo Dunshee não respondeu às mensagens da reportagem.

Notícias relacionadas

Brasil é ultrapassado por Portugal no ranking de seleções da Fifa

Leila chama oposição do Palmeiras de ‘meia dúzia de imbecis’

Nacional e Amazonas decidem vaga para a 3ª fase da Copa do Brasil Sub-20

Vasco sonda Arena da Amazônia em meio a impasse sobre mando de campo contra o Boca Juniors

Em ritmo de treino e com experiências táticas, Brasil goleia Índia por 4 a 0

Assuntos Campeão Brasileiro, cbf, Flamengo
Redação 23 de abril de 2019
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Arena da Amazônia sediará o lançamento do Barezão 2024 (Foto: João Normando)
Esporte

Vasco sonda Arena da Amazônia em meio a impasse sobre mando de campo contra o Boca Juniors

5 de outubro de 2026
Brasil goleia Índia no último amistoso do ano (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Esporte

Em ritmo de treino e com experiências táticas, Brasil goleia Índia por 4 a 0

3 de outubro de 2026
Sede do Flamengo: ONG processa o clube por racismo institucional (Foto: CRF/Divulgação)
Esporte

Flamengo protesta contra fim das bets; ‘jogo não acabará com uma canetada’

25 de setembro de 2026
Lance de jogo: muitas faltas e pouco futebol entre Corinthians e Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
Esporte

Brasileirão 2027 terá limite de 8 jogadores estrangeiros por jogo

21 de setembro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?