Por Teófilo Benarrós de Mesquita, da Redação
MANAUS – Com os seis jogos no mesmo horário, a primeira fase do campeonato amazonense 2022 será encerrada nesta quarta-feira (9). Sete clubes estão classificados e três rebaixados e as atenções são para Operário e São Raimundo. Os times disputam a oitava e última vaga para as quartas de finais. O perdedor estará rebaixado para a segunda divisão de 2023.
Três jogos serão em Manaus e outros três no interior, todos com início às 15h. Na Arena da Amazônia, o classificado Manauara, sétimo colocado, enfrenta o desesperado São Raimundo. O Tufão da Colina precisa vencer e torcer pela derrota do Operário, que recebe o vice-líder Manaus FC,no Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru [a 84 quilômetros de Manaus].
O líder Princesa do Solimões joga contra o JC em Manaus, no Estádio Ismael Benigno, a Colina, zona oeste da cidade. Também em Manaus, no Estádio Jornalista Carlos Zamith, o Fast Clube terá pela frente o eliminado e rebaixado Cliper, a defesa mais vazada da competição com 37 gols sofridos em 10 jogos.
Completam a rodada Penarol x Nacional, no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara (a 267 quilômetros de Manaus), e Iranduba x Amazonas, no Estádio Tenente Álvaro Maranhão, em Iranduba (a 24 quilômetros da capital).
A rodada também vai determinar os confrontos das quartas de final. Em jogos de ida e volta, o primeiro colocado enfrenta o oitavo; o segundo pega o sétimo; o terceiro classificado terá pela frente o sexto; e quarto e quinto colocados se enfrentam.
A decisão do Barezão 2022 será no dia 2 de maio. Campeão e vice-campeão conquistam vaga para a Copa do Brasil 2023 e o Campeonato Brasileiro da Série D.
Se o Manaus FC for um dos finalistas, uma das vagas para a Série D ficará com o clube de melhor campanha entre os semifinalistas derrotados. O campeonato também indicará os representantes para a Copa Verde 2023, de acordo com as vagas destinadas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).