Do ATUAL
MANAUS – O Itaú Cultural abre nesta quarta-feira (19)a Ocupação Milton Santos. A mostra revela a trajetória do geógrafo baiano, considerado um dos mais importantes intelectuais do século 20. Para ele, o espaço era a reunião de vários fatores históricos, culturais e econômicos.
Para o público de fora de São Paulo, é possível conhecer mais sobre a exposição nas visitas on-line que acontecem em agosto e no hotsite com um vasto material, além do documentário Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá (2006), de Silvio Tendler, exibido na Itaú Cultural Play.
A Ocupação conta com mais de 150 peças entre fotos, audiovisuais, textos e livros de sua autoria. Destaque para uma grande projeção de desenhos que traduzem conceitos como o lugar do cidadão; e um vídeo mapping que projeta sobre volumes o mapa da cidade natal de Milton, mostrando a relação de sua obra com a cidade e a periferia, e sua importância para construir um futuro melhor para todos.
A Ocupação segue até 8 de outubro, e revela o caminho deste geógrafo brasileiro, que renovou e ampliou o conceito de geografia, como responsável pela renovação da área no país a partir da década de 1970.
A Ocupação percorre todas essas facetas de Milton, com uma apresentação dos seus livros e da sua trajetória, de documentos, fotografias e depoimentos de familiares, antigos alunos e profissionais próximos do seu trabalho.
O tratamento técnico do acervo de Milton Santos e a exibição de parte desses itens só foi possível graças às atividades do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), importante instituição para a pesquisa e documentação brasileiras.
Em itaucultural.org.br/ocupacao, além de materiais da exposição, estão disponíveis outros conteúdos exclusivos sobre o geógrafo.
A curadoria, concepção e realização é da equipe Itaú Cultural.
Em paralelo à abertura presencial da OcupaçãoMiltonSantos, o Itaú Cultural disponibiliza para acesso na plataforma Polo – ambiente de formação do Itaú Social – o curso Milton Santos: cidadão do mundo e geógrafo das quebradas.
Autoformativo, online e gratuito, o curso é conduzido pelo geógrafo, educador e ativista social Billy Malachias, que foi aluno do próprio Santos.
O curso se destina a todos que se interessam pelo pensamento do geógrafo e intelectual, com foco em gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e profissionais de educação.
Confira o que está disponível online
– Disponibilização do curso Milton Santos: cidadão do mundo e geógrafo das quebradas, na plataforma Polo – ambiente de formação do Itaú Social. É autoformativo, online e gratuito, e é conduzido pelo geógrafo, educador e ativista social Billy Malachias, que foi aluno do próprio Santos. O curso se destina a todos que se interessam pelo pensamento do geógrafo e intelectual, com foco em gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e profissionais de educação.
– Disponibilização na Itaú Cultural Play do filme Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá, de Silvio Tendler.
Visitas online:
- Encontro no dia 05/09: abertura de inscrições no dia 11/08
- Encontro no dia 26/09: abertura de inscrições no dia 25/08
É uma visita educativa que ocorre em ambiente de videochamada, a partir de recortes temáticos e dos espaços da exposição: o público acompanha online o educador que transmite o espaço expositivo a partir da Ocupação.
Hotsite: https://ocupacao.icnetworks.org/ocupacao/milton-santos/