Do ATUAL
MANAUS – O Ipem-AM (Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas) apreendeu 2,5 mil produtos irregulares como luminárias natalinas (pisca-piscas) e brinquedos nesta terça-feira (3) em Manaus.
Em um dos estabelecimentos, na Avenida Marquês de Santa Cruz, no Centro, foram encontrados pisca-piscas e brinquedos sem a certificação do Inmetro e com risco em potencial à segurança do consumidor amazonense.
Um total de 1,5 mil luminárias natalinas foi aprendido por estar fora dos padrões das normas técnicas e sem o selo do Inmetro. Esses produtos podem causar acidentes como incêndios.
“Os estabelecimentos notificados terão dez dias para apresentar defesa. Depois disso, é aberto um processo administrativo que pode gerar multa, que varia de R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão”, disse o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho.
Conforme portaria do Inmetro, todos os produtos, mesmo os importados, como é o caso dos pisca-piscas apreendidos, devem ser submetidos às regras brasileiras para assegurar que foram submetidos a ensaios de resistência e estão aptos a serem comercializados.
Em relação ao pisca-pisca, os consumidores devem verificar na embalagem a existência de informações obrigatórias e se estão em português. No caso dos brinquedos, além das inscrições obrigatórias como CNPJ, selo do Inmetro e informações sobre o produto em português, deve-se observar a recomendação da faixa etária.