Do ATUAL, com Agência Brasil
MANAUS – O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém o alerta laranja de perigo para baixa umidade em 16 estados e no Distrito Federal. O instituto também registra alerta amarelo – de perigo potencial – para baixa umidade em três estados: Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo.
Com umidade relativa do ar variando entre 12% e 20%, os estados com alerta laranja são: Tocantins, Rondônia e Pará, na Região Norte. Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão, na Região Nordeste. Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste. Minas Gerais e São Paulo, na Região Sudeste, e o Paraná, na Região Sul.
O Inmet recomenda que a população beba mais líquidos e evite atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, das 10h às 16h. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratantes e umidifiquem os ambientes.
Depois de registrar o dia mais seco do ano, na terça-feira (3), com umidade de 7%, a capital federal chegou nesta quarta (4) a 12% de umidade relativa do ar e 31ºC de temperatura, às 15h. Não há previsão de chuva para a cidade nos próximos dias.
Fumaça
A fumaça que atinge cidades da Região Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste é tóxica. Ela contém monóxido de carbono (CO) e partículas finas (PN2.5). Esses componentes afetam a saúde e agravam doenças pulmonares e cardiovasculares.
As partículas tóxicas que tornam a fumaça perigosa incluem ainda compostos orgânicos voláteis (COVs), óxidos de nitrogênio (Nox) e ozônio, e metais pesados.
Na manhã desta quinta-feira (5) em Manaus, a qualidade do ar é moderada na maioria das zonas habitacionais. O ar é ruim no Centro da capital e zona-sul, nos bairros Aparecida, Morro da Liberdade, parte do Distrito Industrial e Cachoeirinha.
A temperatura máxima em Manaus para esta quinta é de 38ºC e a umidade do ar de 49%.