RIO DE JANEIRO – Aos poucos, o futebol vai retornando à normalidade, e em alguns lugares do mundo as partidas já contam com a presença de torcedores, mesmo que em números bastante reduzidos. Contudo, no Brasil os estádios continuam fechados, e os clubes estão tendo que buscar várias alternativas para manter as contas em dia. O Flamengo, por exemplo, acabou de comunicar uma das alternativas para ressarcir os sócios-torcedores que adquiriram pacotes de ingressos para 2020, e que devido a crise sanitária não puderam ir até as arenas esportivas. O clube irá transferir os pacotes para a temporada de 2021 ao término dos torneios vinculados a este ano de 2020.
Atualmente, o clube ocupa a segunda posição na tabela do Brasileirão, mas ainda busca reencontrar o futebol apresentado na temporada passada onde ganhou vários títulos. O Mengão conta com uma torcida apaixonada nas redes sociais, e o bom desempenho da equipe nos últimos jogos vem atraindo os torcedores para as apostas esportivas e, como o bet365 é uma das melhores casas de apostas no Brasil, ela é uma das mais escolhidas para dar pitacos em suas partidas. No e-mail que foi enviado aos sócios-torcedores, o Rubro-Negro esclareceu que “ainda não existe uma data determinada para o retorno da torcida aos estádios de futebol”. Também foi relatado que os sócios-torcedores que fizerem a compra para os pacotes da temporada atual “terão o direito exclusivo na prioridade da compra de ingressos para os jogos ainda nesta temporada”. Mas, somente se houver a liberação para o retorno da torcida aos estádios – reitera o Flamengo.
Postura de outras equipes
Já o Atlético Mineiro conseguiu um feito surpreendente nos últimos meses, chegando à marca de 48 mil sócios-torcedores, o dobro que eles tinham em março deste ano. Porém, o clube não quer parar por aí e vem lançando diversas campanhas nas redes sociais para atingir a marca de dos 70 mil, dentre elas estão: #TodosGaloNaVeia, e a #RumoAos70Mil.
Com isso, o time espera aumentar a adesão ao programa Galo na Veia, que tem um custo mensal para os participantes entre R$ 10 e R$ 30. O aumento substancial de associados do Atlético nos últimos meses vai na direção contrária à de muitas equipes do cenário nacional. Quem é afiliado ao programa do Galo, tem alguns benefícios, como a prioridade na compra de pacotes e ingressos avulsos e descontos escalonados de pacotes e ingressos avulsos.
Agora, falando sobre um dos vanguardistas quando o assunto é sócio-torcedor no Brasil, o São Paulo é pioneiro no projeto de fidelização dos seus fãs através de um programa que traz vantagens para aqueles que o assinam. Mas, apesar de toda a tradição na área, o São Paulo vê seu programa estagnado atualmente, e sendo ultrapassado pelo de outras equipes com torcidas relativamente menores. Para os cartolas do clube, o programa de sócio-torcedor será um dos principais diferenciais nas eleições presidenciais do Tricolor neste ano.
A última vez que o São Paulo se destacou neste setor foi em 2016, quando a equipe galgou até a semifinal da Libertadores da América. Na ocasião, o São Paulo chegou aos incríveis 100 mil sócios-torcedores, porém, esse número caiu assustadoramente e, antes mesmo de todo esse problema que estamos enfrentando, o clube contava apenas com 30 mil sócios. Além disso, dados relacionados ao ano de 2019 apontam que o time não está nem entre as maiores 12 arrecadações com os associados no Brasil. Tendo angariado R$ 9,5 milhões, ficou atrás de equipes como Ceará, Fortaleza, Bahia e Athletico Paranaense.
E para completar a crise, o cenário na temporada atual não melhorou, já que no primeiro semestre deste ano o clube arrecadou R$ 4,4 milhões com os associados, porém, a previsão era de pelo menos R$ 7,8 milhões.