Por Pedro S. Teixeira, da Folhapress
SÃO PAULO – O aplicativo de transporte siberiano InDrive chegou ao Brasil em 2018, mas começou a ganhar espaço na concorrência em 2022, com uma proposta inusitada: o passageiro e o motorista negociam o preço entre si até o consenso.
Esse mercado é dominado no país por Uber e 99, cada uma com mais de 1 milhão de condutores registrados. O InDrive, que se tornou o terceiro aplicativo mais baixado no país na Play Store e na App Store (segundo a plataforma de monitoramento Sensor Tower), não diz quantos trabalhadores registrou. A empresa apenas divulga que o número cresceu 50% entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023.
Além da fórmula diferente na precificação da corrida, o InDrive adota uma regra fixa de remuneração dos motoristas: o aplicativo pega 10% da tarifa cobrada. Em 99 e Uber, essa porcentagem varia a partir de cálculos feitos pelos aplicativos. A 99 tem um programa de compensação para manter a taxa numa média máxima de 19,99%. A Uber diz que o motorista fica com “a maior fatia”, sem especificar uma porcentagem.
Em seu site, o InDrive afirma que as corridas que intermedeia saem em média 20% mais baratas, em função da menor taxa. O executivo-chefe da empresa, Arsen Tomsky, afirma que o preço menor é possível porque a empresa investe menos em publicidade.
Uber e 99, contudo, também cobravam taxas menores no início de sua operação no país.
Ainda que o modelo oferecido pela InDrive remunere melhor de forma proporcional e seja transparente, motoristas de aplicativo ouvidos pela reportagem afirmam que a dificuldade de negociar com pessoas no meio do trânsito desmotiva a adoção do aplicativo siberiano.
Também é impossível checar os ganhos totais dos condutores registrados na plataforma.
A renda média de motoristas de apps de transporte com jornadas de 40 horas semanais variou entre R$ 2.925 a R$ 4.756, de acordo com pesquisa do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) encomendada pela Amobitec (Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia).
A reportagem comparou os três aplicativos de transporte mais baixados em celulares iPhone e Android, em relação ao transporte de passageiros (os três aplicativos também entregam cargas, mas o serviço não foi objeto desta comparação).
Entre usuários de iPhone, a Uber lidera. A 99 fica à frente nos celulares Android. O InDrive ocupa a terceira posição nos dois casos.
O cenário pode mudar de cidade em cidade, em decorrência da disponibilidade de motoristas e procura de usuários, em função da preferência.
A reportagem também comparou os critérios pagamento, segurança para passageiro, segurança para motorista, recursos em caso de acidente.
De modo geral, o Indrive também oferece menos serviços: por exemplo, não tem a opção de recuperar objetos perdidos.
Segurança
Todos os três aplicativos mostram avaliação do motorista, definida por votos dos passageiros. Também se reservam o direito de bloquear motoristas que desrespeitem os termos de uso do aplicativo.
A 99 disponibiliza corridas gratuitas para delegacias da mulher. A empresa tem ainda uma inteligência artificial que rastreia e identifica palavras e contextos deixados nos comentários ao fim das corridas que podem estar relacionados a casos de assédio. “Desta forma, os agressores são identificados e têm seus perfis banidos da plataforma, enquanto as vítimas são direcionadas ao atendimento humanizado”.
Além disso, a empresa confere antecedentes criminais dos condutores registrados na plataforma.
A Uber centraliza as funções de prevenção e alerta do aplicativo no botão “Recursos de Segurança”. O recurso permite que usuários compartilhem localização e o momento de chegada em tempo real com quem desejar e oferecer a opção de ligar para a polícia em situações de risco diretamente do app. Ao pressionar este botão, o usuário ainda é informado de sua localização atual e informações do veículo em viagem.
A InDrive mantém uma lista de pessoas perigosas. As pessoas que entram nesse quadro são bloqueadas e denunciadas às autoridades locais, diz Tomsky.
A InDrive é, porém, o único aplicativo em que as viagens não podem ser pagas com cartão de crédito ou débito por vias digitais. É necessário pagar em dinheiro, fazer transferência ou usar alguma modalidade de pagamento instantâneo como o Pix. Tomsky afirma que 99,986% das viagens feitas no Brasil acabam sem problemas.
Motorista
No InDrive, é obrigatório que o passageiro publique foto no perfil. O recurso permite que o motorista identifique o passageiro mais rapidamente e evite colocar estranhos no carro, segundo o chefe-executivo Arsen Tomsky.
A 99 testa a medida de identificação de passageiros e afirma já ter adesão de um terço das pessoas cadastradas no aplicativo.
A Uber testa uma função que pede selfies a passageiros que escolham pagar em dinheiro vivo.
A 99 afirma que tem mais de 50 funcionalidades de segurança para o motorista, entre as quais: mapeamento colaborativo das zonas de risco, seguro, inteligências artificiais que analisam potenciais riscos e adicionam camadas de proteção, gravação de áudio, monitoramento da corrida via GPS, compartilhamento de rotas com contatos de confiança, botão para ligar direto para a polícia e uma central 24h.
As motoristas mulheres ainda têm a opção de receber corridas apenas de passageiras mulheres.
Na Uber, assim como o passageiro, o motorista tem acesso ao botão “Recursos de Segurança”. O aplicativo exige também do usuário que não adiciona meio de pagamento digital que insira CPF e data de nascimento, para checagem na base de dados do Serasa.
A empresa também usa machine learning para impedir que viagens potencialmente arriscadas aconteçam. Assim como na 99, alguns bairros ficam de fora da cobertura do aplicativo.
Recursos em caso de acidente
O InDrive não tem suporte em caso de perda de item no carro do motorista. Uber e 99 fazem intermediação do contato com o motorista. Também permitem o pagamento de recompensa.
A 99 vende um seguro para motorista de aplicativo contra acidentes pessoais, que cobre morte e despesas hospitalares.
Gerenciamento
Todos os três aplicativos podem bloquear motoristas sem aviso prévio.
O InDrive, no entanto, diz não sancionar os condutores registrados por cancelarem corridas. Uber e 99 cobram que os motoristas tenham uma taxa de aceitação mínima, para manter o cadastro ativo.
Na hora de deletar uma conta, a operação é mais difícil com o InDrive.Para solicitar a exclusão, é necessário enviar um email com a foto da tela mostrando a conta do aplicativo. Uber e 99 permitem apagar os dados dentro do próprio aplicativo.