O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Incidência de câncer entre os homens, no AM, tem projeção abaixo da média nacional

31 de março de 2016 Dia a Dia
Compartilhar

cirurgia

MANAUS – Projeção para 2016 do Instituto Nacional do Câncer (Inca), lançada em fevereiro, aponta que a taxa bruta de incidência do câncer na população masculina no Amazonas está 55% abaixo do estimado para o Brasil. O Estado deverá registrar 134,5 casos de neoplasias malignas para cada 100 mil homens contra 298,13 para a mesma proporção no País.

O diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, explica que embora seja um dado positivo, a população masculina deve estar atenta aos sintomas da doença, principalmente no caso do câncer de próstata, que continua no topo da lista entre os amazonenses e que pode ser diagnosticado precocemente através dos exames preventivos.

A estimativa aponta que o Estado registrará neste ano, 520 casos de câncer próstata, tipo da doença que se manteve como o mais incidente entre a população masculina amazonense. O segundo colocado no ranking é o câncer de pele não melanoma, com 490. No total, serão 2,5 mil casos de câncer em homens no Amazonas e 2.770 em mulheres, incluindo todos os tipos. No Brasil, serão 596 mil novos diagnósticos, incluindo ambos os sexos, conforme a projeção. Desses, 61,2 mil serão de câncer de próstata.

Segundo o especialista em urologia, médico da FCecon Giuseppe Figliuolo, o diagnóstico precoce continua sendo a melhor arma para combater esse tipo da doença e pode garantir até 90% de chances de cura. Figliuolo explica que a próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, responsável por produzir parte do sêmen. O câncer ocorre quando há o crescimento de massa tumoral nesta área, que pode levar até 15 anos para chegar a 1 centímetro.

Ele destaca que o desenvolvimento da doença é lento e, na maioria dos casos, ocorre em homens com mais de 65 anos. Segundo o urologista, o exame de toque retal é primordial para a descoberta da doença ainda na fase inicial. Ele é indicado para homens com 45 anos ou mais. No caso de histórico na família – quando pais e irmãos já tiveram a doença -, o teste deve ser feito a partir de 40 anos, por conta do fator hereditário. Também é indicada a realização do exame de sangue para a dosagem do PSA, o qual pode apontar alterações hormonais que podem ser um indício da doença.

Mesmo com a ampliação das campanhas de orientação e a disseminação de informações como esta, Figliuolo explica que grande parte dos homens ainda apresenta resistência ao exame de toque. Ele alerta, contudo, que deixar de realizá-lo no tempo certo pode levar a um diagnóstico tardio e, consequentemente, à evolução de um tumor mais invasivo, que reduz não só as chances de cura, mas também eleva os riscos de sequelas como a impotência sexual.
Sobre a prevenção, o médico destaca que a adoção de hábitos saudáveis, que evitam vários tipos de doença, como as cardiovasculares, também se aplicam ao câncer. Entre eles, estão a redução do consumo de carne vermelha, a manutenção de uma alimentação rica em licopeno (presente, por exemplo, no extrato de tomate) e a prática de exercícios físicos com frequência. O consumo de cigarro e bebidas alcoólicas em excesso são alguns dos vilões que devem ser evitados e que contribuem, não só para o aparecimento do câncer de próstata, mas de outras neoplasias malignas.

“Quando diagnosticado, o câncer de próstata, na maioria das vezes, é tratado através de cirurgia e radioterapia. Em algumas situações, há a complementação com quimioterápicos. O tratamento é oferecido gratuitamente pela FCecon, que tem avançado nos últimos anos, principalmente na área cirúrgica, com a realização de procedimentos minimamente invasivos, que causam menos sequelas aos pacientes e garantem uma recuperação mais rápida”, comentou.

Um dos projetos para a ampliação da técnica no âmbito da instituição, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), é a Sala Inteligente, que está em fase final de montagem na Fundação e será a primeira do Norte. A expectativa é que ela seja inaugurada ainda no primeiro semestre deste ano. “Com equipamentos de ponta, a sala possibilitará a ampliação dos procedimentos minimamente invasivos para outras áreas da medicina, como ginecologia, por exemplo. O espaço permitirá, ainda, a transmissão ao vivo via telemedicina, das cirurgias realizadas na FCecon, hoje considerada a unidade de referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental”, explicou o diretor-presidente do hospital, Marco Antônio Ricci.

Sintomas 

Quando na fase inicial, o câncer de próstata é assintomático. Já em outros estágios, alguns sintomas pedem atenção redobrada e podem indicar a presença da doença ou outras anormalidades. São eles: fluxo urinário fraco ou interrompido, micção frequente, impotência, sangue no líquido seminal, dor ou odor na hora de urinar, perda de controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.

(Com informações da assessoria)

Notícias relacionadas

Cinco pessoas ficaram feridas em capotamento de micro-ônibus

BNDES Periferias Fortes vai selecionar projetos no Amazonas

UEA vai restaurar prédio da Alfândega para instalar centro de estudos e artes

Nove estados registraram 4.330 mortes por policiais; no AM foram 43

EUA sancionam dois brasileiros e 3 empresas do Brasil por ligação com o PCC

Assuntos Amazonas Atual, Inca, Susam
Valmir Lima 31 de março de 2016
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Dia a Dia

Relator vota por arquivar PAD contra promotor que ofendeu advogada no Tribunal do Júri

28 de dezembro de 2025
Dia a Dia

Caso revelado pelo ATUAL em 2022 termina com aposentadoria compulsória de juiz no Amazonas

16 de dezembro de 2025
Política

Deputado Daniel Almeida acusa Salazar de crimes e provoca reação de aliados do PL

11 de dezembro de 2025
O corpo de Gabriel Expedito Reis dos Santos, de 18 anos, foi localizado na manhã desta segunda-feira (13) (Foto: Divulgação)
Dia a Dia

Corpo de 2ª vítima é encontrado após afogamento em rio usado pelo garimpo

13 de outubro de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?