
Da Redação
IRANDUBA – A paróquia São João Batista organizou e realizou, na noite de quinta-feira, 22, um debate que durou duas horas e meia entre os candidatos a prefeito do município de Iranduba, vizinho de Manaus. O evento foi realizado na Câmara Municipal do município e transmitido por uma emissora de rádio e uma de TV locais. Um telão foi colocado na rua em frente à Câmara e à Prefeitura de Iranduba, que ficou tomada por cabos eleitorais dos candidatos.
Dos seis candidatos que disputam a prefeitura, cinco participaram do debate: Alain Cruz (Solidariedade), Chico Doido (DEM), João Maciel (PSOL), Maria Madalela, a Madá (PSD) e Nonato Lopes (PMDB). O candidato Dr. Noel (PRP) foi convidado mas não compareceu e nem apresentou justificativa.
Em dois blocos, os candidatos debateram temas de interesse da cidade e previamente apresentado pela organização do debate. No primeiro bloco, os candidatos fizeram duas rodadas de perguntas entre si, com temas sorteados. No segundo bloco, entidades da sociedade civil, religiosas e pastorais sociais fizeram perguntas aos candidatos.
O debate foi mediado pelo jornalista Valmir Lima, do site AMAZONAS ATUAL. O convite ao jornalista foi feito pelo pároco da paróquia São João Batista de Iranduba, padre José Alcimar Araújo. “Os representantes dos candidatos exigiram da organização de debate que o mediador fosse uma pessoa de fora do município e que não tivesse vínculo partidário e nem fosse filiado a partido político”, explicou Alcimar Araújo.
O pároco também disse que a iniciativa de fazer o debate partiu dos movimentos sociais, com o objetivo de proporcionar ao eleitor o confronto de ideia entre os candidatos a prefeito de Iranduba.
