
Do ATUAL
MANAUS – O Ibama prorrogou até o dia 16 de maio o prazo para empresas enviarem proposta para realizar a fiscalização das obras de reforma e ampliação do Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Manaus. O processo envolve o Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – Pró-Espécies: Todos Contra a Extinção.
Os interessados deverão enviar a proposta para o e-mail [email protected].
Os Cetas são unidades que recebem animais silvestres apreendidos, resgatados ou entregues espontaneamente pela população. Em um centro de triagem são prestados serviços de identificação, marcação, triagem, avaliação, tratamento, recuperação, reabilitação e destinação dos animais para futura reintegração à natureza.
A reforma e ampliação do Cetas, na sede do instituto, busca melhorar a infraestrutura física para garantir condições adequadas no cuidado dos animais, além da segurança dos funcionários. A unidade de tratamento e reabilitação, no Distrito Industrial, zona leste de Manaus, ganhou repercussão nacional após o caso da capivara Filó.
O animal foi devolvido, no domingo passado (30), ao fazendeiro e influenciador digital de Autazes (AM), Agenor Tupinambá, de 23 anos, após passar três dias no Cetas. O Ibama liberou Filó em cumprimento à decisão da Justiça Federal do Amazonas que concedeu a tutela provisória da capivara para Tupinambá.
O período estimado da consultoria para a fiscalização das obras no Cetas é de 250 dias após a assinatura do contrato.
A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, serve para realizar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar ameaças, risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.
O Ibama cobra do cidadão aquilo que eles não fazem, depois que revelaram o que acontece no seta deu para ver como realmente é essa instituição com vieis esquerdista.
O IBAMA não faz o que deveria, não cuida dos animais que morrem, são caçados e fingem não ver. Deveriam mostrar serviço em resgates de animais morrendo de fome e abandonados.
Quer mostrar serviço onde não precisa.
Uma vergonha o que acontece no será.
Façam o trabalho que vcs não fazem, deixe a filó no ambiente dela sendo cuidada e protegida.