
MANAUS – Dia 13 de fevereiro, acontece a 9ª edição do Grito Rock Manaus, captaneado pelo Coletivo Difusão, na Avenida Sete de Setembro, na altura da Praça Dom Pedro II.
O festival propõe a integração das artes e manifestações artísticas e democratiza o palco da música, abrindo vagas para a inscrição de bandas através do site Toque no Brasil. As inscrições tem início nesta quarta-feira, 19, e encerra dia 30 de janeiro.
O Grito Rock, que é o maior festival integrado do mundo, em sua 14ª edição vem trazendo a marca de um período de novas possibilidades, onde o leque se expande ainda mais para permitir novos formatos de evento e arranjos diversos e criativos que contemplam desde as pequenas casas de shows, até os grandes palcos e espaço público.
Realizado pelo Fora do Eixo, com apoio do Toque no Brasil e financiado pelo Fora do Eixo Card, a cada ano o Grito Rock agrega dezenas de novos produtores. Com o intuito de democratizar o acesso à informação e facilitar a produção de cada evento, oferece cartilhas, tutoriais e campanhas na área de produção, comunicação, sustentabilidade e formação. Todo conteúdo é disponibilizado para usufruto dos produtores e cria canais de diálogo entre esses, visando o fortalecimento de uma rede global de música.
Em Manaus, além da música, a ideia é ocupar a praça, o coreto com diversas manifestações artísticas (performances cênicas, projeção audiovisual) e rodas de conversas sobre a democratização do uso do espaço público. O evento terá início às 15h e o acesso é gratuito. A edição 2016 do Grito Rock Manaus tem o apoio da
Prefeitura de Manaus, através do edital de seleção pública para apoio a eventos que ocorrerão por ocasião do período carnavalesco.
Ações no interior
As cidades de Iranduba e Presidente Figueiredo também estão na rota do Grito Rock 2016, recebendo atividades em parceria com produtores locais. Em Iranduba a ideia é construir um Grito com a temática de mulheres, realizando atividade na Praça dos Três Poderes, em parceria com a Associação de Mulheres Ribeirinhas – Casa de Sara. Em Presidente Figueiredo o Grito Rock fará atividade na entrada da cidade, na galeria/passagem subterrânea, onde a Associação Avôcutucar já desenvolve ações culturais.
Histórico
Depois do início das edições integradas em 2007, o Grito Rock cresceu exponencialmente e em 2011 alcançou a marca de 130 cidades, em oito países, movimentando 2 mil bandas e aproximadamente 200 mil espectadores. Na décima edição, em 2012, foram 205 cidades realizadoras, 37% a mais em comparação com 2011, envolvendo a participação direta de 700 produtores culturais, de 15 países diferentes. Finalmente, em 2014, ganhando amplitude global, o festival alcançou mais de 300 cidades e 35 países, tendo edições em vários países da América Latina, América do Norte, Europa e África.
Fora do Eixo
O Fora do Eixo é uma rede de Cultura e Comunicação que reúne coletivos e parceiros espalhados em cerca de 300 cidades brasileiras. Em dez anos de atuação impulsionou a criação de dezenas de projetos, que, por sua vez, estimularam o desenvolvimento de outras redes, tais como a Universidade das Culturas, o Banco das Culturas, a Rede Brasil de Festivais, a Mídia NINJA e o próprio Grito Rock.
(Com informações da assessoria)
