Por Feifiane Ramos, do ATUAL
MANAUS – A fachada do prédio onde funcionou a Receita Federal no Centro de Manaus foi decorada com um grafite gigante do artista Jarbas Lobão, de 39 anos, conhecido como Lobão, natural de Parintins. A obra, intitulada “Amazônia Vertical”, está em fase final e, segundo o artista, retrata “a regionalidade, nossa riqueza amazônica, as pessoas amazônicas, a nossa cultura, a nossa raiz”.
Lobão explicou que a ideia para a obra surgiu antes mesmo de ele receber a autorização para executá-la. O projeto foi idealizado para participar da Lei Paulo Gustavo. Após ser contemplado, Lobão buscou as aprovações necessárias para começar o trabalho.
“Eu queria representar algo para todo mundo que estivesse chegando em Manaus, ou até para os manauaras mesmo, que é representar nossa regionalidade, nossa riqueza amazônica, as pessoas amazônicas, a nossa cultura, a nossa raiz. Eu acredito que essa imagem tem tudo a ver, por ser uma criança dos povos originários. Eu acredito que representa bem o Norte”, disse Lobão.
A arte é adaptação de uma fotografia em preto e branco do fotógrafo Michel Melo, que cedeu a imagem. Lobão criou a pintura em toda a extensão vertical do prédio de forma que é visível de longa distância. “Só que modifiquei o ambiente. Como era preto e branco, também estou colocando cor nela”, disse o artista.
Lobão e Michel Melo pesquisaram sobre a história da personagem retratada na obra. Eles visitaram a Comunidade Cipiá, no Alto Rio Negro. A imagem é de uma menina indígena da comunidade, cujo nome na língua nativa, Mirion, significa “Rainha das Águas”. Na pintura, a menina aparece sob a água, simbolizando a conexão entre a história e o trabalho do artista.
“Foi como se eu tivesse acertado na loteria porque a arte tem tudo a ver com o que a gente tá passando aqui, com o nome dela, né, com o significado, que tá bem em frente do rio também. Então, quando eu soube disso, eu fiquei bem, bem, bem feliz”, disse Lobão.
Formado em design gráfico, Lobão começou sua trajetória aos 15 anos com a pixação, e desde então se aperfeiçou no grafite. Ele é o autor de diversas obras em Manaus, incluindo homenagens aos profissionais de saúde e entregadores que atuaram na linha de frente durante a pandemia de Covid-19, em 2021.
A primeira grande obra de Lobão em Manaus foi realizada na lateral de um prédio na esquina da Rua 24 de Maio com a Avenida Eduardo Ribeiro. Após essa arte, ele foi contratado pela Ambev para criar uma pintura com a temática de empoderamento feminino. Desde então, outros trabalhos surgiram, incluindo uma obra para o festival Sou Manaus.
“Graças a Deus, conseguimos movimentar essa vertente de arte aqui em Manaus. Estão surgindo novas oportunidades, e, se tudo der certo, ainda este ano vou fazer mais um ou dois trabalhos”, disse Lobão.
Prédio
O prédio da Receita Federal será adaptado para moradias e faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. As instalações foram cedidas para o programa estadual Amazonas Meu Lar. O prédio terá 128 apartamentos.
Com 17 andares, o local pertence à Superintendência do Patrimônio da União. O imóvel foi doado ao FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) para as habitações de interesse social e deverá ser ocupado por famílias cadastradas no programa. O prédio tem 54 metros de altura.