
Do ATUAL
MANAUS – O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) publicou na segunda-feira (16) o edital de licitação para a construção do novo terminal portuário da Avenida Manaus Moderna, no centro da capital do Amazonas. O porto é uma das obras do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Será contratada empresa ou consórcio para elaboração dos projetos básico, executivo e o “built” [conjunto de documentos técnicos sobre a edificação que especificam alterações no projeto original], além da execução integral das obras do terminal portuário IP4. A abertura das propostas está marcada para o dia 10 de setembro de 2025, às 15h, pela plataforma ComprasNet. O orçamento referencial é de R$ 521 milhões.
O novo porto será construído na orla da zona sul de Manaus, no mesmo trecho onde hoje atracam barcos de passageiro e de pesca. Os barcos são presos no paredão de concreto na cheia ou na praia durante a seca. Essa improvisação será completamente desativada.
A proposta inclui a construção de quatro rampas flutuantes de metal para embarque e desembarque simultâneo de passageiros e cargas mesmo com a variação do nível do Rio Negro; instalação de um terminal de passageiros climatizado com salas de espera, banheiros, bilheterias, áreas comerciais e espaço para órgãos de controle como Marinha e Receita Federal; terminal de cargas com docas específicas para produtos perecíveis, secos e inflamáveis; estacionamento, vias internas, iluminação e sistema de drenagem pluvial; guaritas de segurança, cercamento, sistema de vídeo monitoramento e controle de acesso para caminhões e pedestres; e sistema de tratamento de efluentes sanitários, coleta seletiva e captação de águas pluviais.
O projeto também inclui adequações urbanísticas no entorno da Feira da Banana e da Feira Manaus Moderna, incluindo calçadas, ciclovias e integração com o transporte coletivo municipal.
Segundo o Dnit, a estrutura atual da Manaus Moderna está defasada, sem acessibilidade adequada, com problemas de segurança e sem capacidade para atender à crescente demanda de transporte fluvial da região.
Estima-se que 2 milhões de pessoas utilizam o terminal por ano, entre passageiros e trabalhadores das embarcações que chegam de municípios do interior e outros estados.
O Dnit estima que a análise técnica e a assinatura do contrato com a empresa vencedora ocorram até o fim de 2025. As obras deverão começar no primeiro semestre de 2026, com conclusão prevista em até 24 meses.

Assista ao vídeo do projeto.