O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Governo lança consulta pública sobre combate ao racismo nas redes sociais

2 de setembro de 2025 Dia a Dia
Compartilhar
Manifestação contra o racismo em praia do Rio: DPU orienta sobre retirada de homenagens a escravocratas (Foto: Tânia Rêgo/ABr)
Manifestação contra o racismo em praia do Rio: governo faz consulta pública sobre enfrentamento nas redes sociais (Foto: Tânia Rêgo/ABr)
Da Agência Gov

BRASÍLIA – O governo federal lançou consulta pública sobre o combate ao racismo nas redes sociais. A iniciativa é da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República por meio da Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial. O processo de escuta estará aberto até o dia 15 de outubro de 2025, no Brasil Participativo , a plataforma de participação digital do governo federal.

A consulta tem como objetivo reunir dados, estudos de casos, evidências, diagnósticos e sugestões concretas para combater o racismo nas redes sociais, aplicativos de mensagens e de relacionamento, buscadores e outras ferramentas digitais.

O material reunido subsidiará a construção de um documento de referência com diretrizes para políticas públicas e ações de promoção da igualdade racial no ambiente digital.

“O racismo estrutural em nossa sociedade também se manifesta nas plataformas digitais, frequentemente agravado por falhas de moderação, algoritmos enviesados e ausência de mecanismos eficazes de denúncia”, afirma a Secretária-Adjunta de Políticas Digitais, Nina Santos.

Na visão do Secretário de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Tiago Santana, a consulta pública lançada hoje é um passo fundamental para construir, de forma coletiva, soluções para o enfrentamento ao racismo nas plataformas digitais com seriedade e efetividade.

“Sabemos que o racismo, presente em todas as estruturas da nossa sociedade, também se manifesta nas plataformas digitais, e muitas vezes de forma ainda mais violenta e descontrolada. Por isso, é fundamental ter a sociedade civil no centro deste debate para construirmos um ambiente digital cada vez mais seguro”, disse.

A iniciativa da consulta pública está prevista na Ação 18 do Plano de Comunicação pela Igualdade Racial , que prevê: “Produzir recomendações de estratégias de combate ao racismo e outras formas de discriminação nas plataformas digitais; formalizar e aprimorar a inclusão do termo ‘Racismo’ nos campos de denúncia; e aprimorar os protocolos de resposta sobre o tema nas plataformas”.

Como participar

Qualquer pessoa com conta GOV.BR, a identificação que dá acesso aos serviços digitais do Governo Federal, pode participar da consulta na plataforma Brasil Participativo, basta entrar com a senha de usuário. Depois, é só buscar a opção “Participe”, clicar em “Fazer Minha Proposta”, escolher um dos eixos temáticos e preencher o formulário, escrevendo sua proposta. Se preferir, o participante também pode enviar um arquivo sobre o assunto abordado. Serão aceitas até dez contribuições por CPF.

Os oito eixos temáticos propostos incluem: formas de violência racial online, interseccionalidades, impactos da inteligência artificial, mecanismos de denúncia, protocolos de resposta das plataformas, responsabilização e sugestões de políticas públicas.

Além do envio de propostas, a consulta permite que as pessoas apoiem ou comentem outras propostas enviadas. A iniciativa é voltada a entidades da sociedade civil, especialistas, pesquisadores, representantes das plataformas digitais e qualquer pessoa interessada no tema.

Entre os resultados esperados está a produção de um documento-síntese com linguagem acessível e identidade visual atrativa, que será amplamente divulgado em eventos públicos e reuniões técnicas com atores-chave, como o Sistema de Justiça e as próprias plataformas digitais.

Acesse a consulta pública sobre combate ao racismo nas redes sociais.

Notícias relacionadas

Inmetro reforça diálogo com o setor produtivo no evento ‘Qualidade 360º’

Anvisa lança consulta pública para decidir sobre adoção de bula digital

Governo vai investir R$ 15 bilhões na melhoria de rodovias federais

CNJ instala processo contra desembargador que absolveu estuprador de criança

Interessados no Sisu+ podem consultar vagas disponíveis por cursos

Assuntos consulta pública, destaque, Racismo, redes sociais
Cleber Oliveira 2 de setembro de 2025
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Dia a Dia

Policial civil atuou como motorista de viatura em roubo de ouro, diz delegado

9 de junho de 2026
Saúde

Ministério da Saúde apura reações à vacina contra a dengue e descarta riscos

9 de junho de 2026
Deputado estadual Felipe Souza
Política

Relator defende isentar governador de ser responsabilizado por uso de fundo estadual

9 de junho de 2026
Prefeito Renato Júnior anunciou convocação de aprovados em concurso (Foto: Thiago Gonçalves/AM ATUAL)
Dia a Dia

Prefeito anuncia convocação de aprovados em concurso da Semmas

9 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?