
Do ATUAL
MANAUS — O Governo do Amazonas entregou, nesta segunda-feira (2), o Residencial Maués, conjunto habitacional no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. Com 72 apartamentos, os imóveis vão abrigar famílias retiradas de áreas de risco de alagação nas comunidades da Sharp (zona leste) e Manaus 2000 (zona sul).
As residências são do Prosamin+ (Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior), do projeto habitacional “Amazonas Meu Lar”. Segundo o governo, 360 pessoas devem ser beneficiadas nesta etapa. Desde 2022, 1.688 famílias foram atendidas com apartamentos, bônus moradia ou indenizações.
O residencial tem apartamentos de 50,33 m² com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda e vaga de garagem. Todas as unidades são adaptadas para pessoas com deficiência. Os moradores receberam o título definitivo dos imóveis e participaram de oficinas preparatórias antes da mudança.
“Hoje nós estamos entregando chaves, abrindo portas, mas, principalmente, nós estamos devolvendo o futuro. […] Hoje vocês têm um teto, um título definitivo, um endereço”, disse o governador Wilson Lima.
O Prosamin+ inclui 808 unidades habitacionais, sendo 512 na comunidade da Sharp, 32 na Manaus 2000, 72 no Residencial Maués e 160 em uma área próxima à ligação entre as avenidas Silves e Maués, também na zona sul da capital.
Na Sharp, um novo conjunto com 176 apartamentos está em construção. A previsão é entregar 64 dessas unidades no segundo semestre de 2025. O programa inclui ainda obras de saneamento, drenagem, pavimentação e infraestrutura urbana.
Desde 2019, aproximadamente 3 mil famílias foram reassentadas pelo Prosamin+ em todo o estado. O “Amazonas Meu Lar” inclui 24 mil soluções de moradia e a regularização fundiária de 33 mil imóveis. Até agora, 26.039 famílias foram atendidas — 18.505 com regularização e 7.534 com moradias ou benefícios compensatórios.