
MANAUS – Uma força-tarefa formada por fiscais de órgãos municipais e estaduais conseguiu fazer a retirada de pelo menos 160 piquetes utilizados para fazer a demarcação de lotes numa área de invasão no Conjunto Cidadão V, na zona Norte. O trecho invadido está localizado entre a área verde, a área institucional e uma área de preservação permanente (APP) pertencentes ao conjunto. Pelo menos 30 armações de barracos foram retiradas durante a ação.
Participaram da ação fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Polícia Militar e Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil.
Os lotes estavam identificados com nomes de futuros invasores e numeração correspondente. Havia até placas com nomes de ruas estabelecidos. Os fiscais localizaram também indícios de focos de queimadas, mas não encontraram ninguém no local.
O local da ocupação vinha sendo monitorado pelos órgãos há cerca de 15 dias. No último dia 16, a fiscalização da Semmas havia feito uma vistoria e retirado algumas demarcações, mas os piquetes voltaram a ser colocados, já com armações de barracos, feitas com madeira e lona plástica, o que levou os órgãos a retornarem ao local.
Além desta, fiscais da Semmas fizeram também na última quarta-feira, 28, a retirada de 22 piquetes com inscrições de nomes de invasores em uma área de preservação permanente (APP) no Conjunto Santos Dumont, na zona Centro-Oeste.
O trecho que seria invadido margeia um braço do igarapé que corta o conjunto, fazendo limite com o Bairro da Paz. Os piquetes estavam sendo colocados para demarcação e foram todos retirados.
A denúncia foi feita ao órgão um dia antes. A fiscalização informou que continuará monitorando a área para evitar novas tentativas de reocupação. Com essa, sobe para 42 o número de focos de invasão registrados pela Semmas de janeiro até o dia 27 de outubro.
(Da Semcom)