Da Redação
MANAUS – O recadastramento obrigatório dos servidores do Governo do Amazonas será retomado a partir de 16 de novembro para os nascidos em março. A retomada será apenas para os agentes públicos ativos. Para os pensionistas e servidores inativos da Fundação Amazonprev, o recadastramento continua suspenso até 31 de dezembro deste ano.
Para atualizar os dados, o servidor deve se dirigir à agência bancária onde possui conta corrente ou salário. O horário de atendimento é das 10h às 14h, preferencialmente entre os dias 11 e 25 de cada mês, porém sem impedimento do comparecimento nos demais dias. Nas repartições públicas onde há posto de atendimento do Bradesco, o atendimento deve ser agendado.
Para o recadastramento é necessário apresentar os documentos exigidos no Decreto nº 41.350, de 7 de outubro de 2019. A lista está disponível em www.sead.am.gov.br/recadastramento-obrigatorio/. Os agentes públicos ativos que ingressaram no serviço público estadual a partir de outubro de 2019 estão isentos do recadastramento anual.
Amazonprev
Para os aposentados e pensionistas do Estado, o recadastramento continua suspenso até o final deste ano. “A retomada será a partir de 11 de janeiro de 2021. Estaremos, como há 15 anos, retomando a prova de vida, seguindo os cuidados e orientações de vigilância em saúde para este público, que integra o grupo de risco para Covid-19”, diz André Zogahib, diretor-presidente da Fundação AmazonPrev. O recadastramento dos aposentados e pensionistas, que chegam a 107 mil, continuará a ser feito nas agências do Bradesco.
O recadastramento obrigatório foi suspenso em 16 de março de 2020, conforme decreto do Governo do Amazonas de nº 42.061, em decorrência da situação de emergência na saúde pública por conta da pandemia de Covid-19.
Segundo levantamento preliminar da Prodam (Processamento de Dados Amazonas), até o início de março, cerca de 10,4 mil servidores haviam realizado o recadastramento obrigatório, 14,8% do total de servidores ativos.