
Da Redação
MANAUS – Os servidores do Estado dos Grupos I e II receberão a segunda parcela do 13º salário na quinta e sexta-feira (14 e 15). Os 30% serão pagos antes do salário de setembro e depositados direto na conta bancária. A antecipação vale também para os aposentados e representa um desembolso de R$ 90 milhões na folha de pagamento.
“Essa injeção vai fazer girar a roda da economia de forma direta e indireta atingindo desde o consumo doméstico ao sistema financeiro e iniciativa privada que ganham maior disposição e confiabilidade no mercado”, disse o governador interino David Almeida (PSD).
Conforme o governador, com 60% do 13º pagos, o governo sinaliza equilíbrio fiscal. “O governo é o maior empregador do Estado. Ao realizarmos o pagamento antecipado, cumprimos o dever e agimos também como agentes indutores da economia ajudando a devolver a confiança no mercado após dois anos de crise”, disse Almeida.
O economista Rodolpho Bentes, da Sefaz (Secretaria da Fazenda do Estado do Amazonas), disse que a antecipação do dinheiro do 13º salário favorece o comércio, pois proporcionar maior poder de consumo aos servidores. “Essa injeção de fundos na economia vai ajudar a fomentar diretamente o consumo das famílias, a formação de poupanças e a redução de dívidas”, disse.