Da Redação, com informações da Secom
MANAUS – O Governo do Amazonas entregou à Casa Civil do Palácio do Planalto projeto para conclusão da BR-319, especificamente do chamado Trecho do Meio – km 177,8 ao km 655,7 –, que ainda não foi pavimentado. Nesta quarta-feira, 19, o vice-governador e secretário chefe da Casa Civil, Carlos Almeida Filho, teve audiência com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Canuto, quando o entregou cópia do Projeto e reforçou a importância da rodovia para o Estado.
A rodovia foi inaugurada em 1976 e nas últimas décadas, se tornou intransitável devido a falta de manutenção. Na última década, teve parte reconstruída e recapeada. ‘’Concluir a BR-319 significa integrar o Amazonas ao restante do País.E sem integração, não há desenvolvimento. Pela estrada, poderemos ampliar o intercâmbio comercial e abrir mercados para nossas potencialidades regionais’’, destaca o Vice-governador.
Carlos Almeida, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Josué Neto, explicou que o projeto entregue ao governo federal para que seja incluído no PRDA (Programa de Desenvolvimento da Amazônia) foi realizado por um grupo multi técnico. O trabalho reuniu secretários de Produção Rural, de Meio Ambiente, Infraestrutura e de Planejamento.
O planejamento para inclusão do projeto para conclusão da BR-319 ao PRDA, que fará parte do Plano Pluri Anual (PPA) 2020-2023 da União, teve início no final de maio, logo após o vice-governador conversar com o ministro Canuto durante reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia). Na ocasião, Carlos Almeida discutiu as vantagens de se incluir o projeto no PRDA, que inclui abrir novas frentes de financiamento do projeto, além do Orçamento da União.
Entrave ambiental
No início deste ano, o governo federal divulgou a relação de obras que devem receber recursos neste ano, e a BR-319 não estava incluída. Nas oportunidades em que esteve em Brasília, o governo Wilson Lima tem defendido a conclusão da obra. Além de não estar no Orçamento 2019 da União, a obra esbarra, há anos, no licenciamento ambiental.
O vice-governador do Amazonas afirma que o Estado tem todo interesse em que a BR seja reaberta com as condicionantes ambientais necessárias. Segundo Carlos Almeida, o projeto do governador Wilson Lima é buscar alternativas econômicas para o Amazonas, mas por intermédio de projetos sustentáveis. “Com a BR-319 operando plenamente, teremos maior facilidade em atrair investimentos, desenvolver nossas potencialidades em harmonia com a floresta”, destaca.
O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, explicou que a estrada já tem unidades de conservação ao longo de seu trajeto (9 estaduais e 11 federais), mas é preciso investir, por exemplo, na atualização dos planos de gestão de cada uma. “Também precisaremos de recursos para a implantação dos portais e pontos de fiscalização na BR, esses últimos nos ramais e rios, além de recursos para o fortalecermos do Batalhão Ambiental”, destaca Taveira.