
MANAUS – O governador José Melo (Pros) disse, nesta sexta-feira, 9, durante o evento de entrega do Colar do Mérito do Tribunal de Contas do Estado, que os pagamentos em atraso de bolsistas, estagiários e servidores contratados por empresas terceirizadas serão mantidos até que o governo tenha condição de quitá-los em dia. O governador foi questionado sobre os motivos do atraso e respondeu que os atrasos “de alguns dias” estão ocorrendo em função da queda na arrecadação de receitas do Estado.
De acordo com o governador, como o Estado está arrecadando menos, ele estabeleceu prioridades para os pagamentos e os bolsistas estão no fim dessa fila. “Qual é a minha primeira prioridade? É o servidor público, pagar o servidor público. Segunda prioridade, é o pessoal da área da saúde, as cooperativas, porque eu não posso fechar meus hospitais. Terceira prioridade, aí vem os pagamentos das outras coisas. Nós sempre estamos pagando os bolsistas com alguns dias de atraso no mês seguinte. Então, isso vai continuar acontecendo, porque não tem milagre. O dinheiro é curto, ele entra, e no formato que ele entra, nós vamos fazendo o pagamento das prioridades”.
Segundo o governador , na próxima semana, os salários e bolsas em atraso vão começar a ser quitados. “Eu estive de manhã cedo, antes de vir pra cá, na Secretaria da Fazenda, e já estamos trabalhando no sentido de que pra semana a gente já comece a fazer esses pagamentos”, disse.
Sobre a crise que está afetando os pagamentos do Estado, o governador disse que o Amazonas é mais afetado da federação. “Vocês devem ter ouvido falar que tem uma crise no país. Vocês também devem ter ouvido falar que o Estado que mais sofreu com essa crise foi o Amazonas. A publicação feita nesta semana da queda industrial mostra que a nossa é a maior do país. Isso implicou numa queda brutal de arrecadação no meu Estado. Então, como eu arrecado pouco, eu tenho que programar os meus pagamentos”, disse Melo.
Leia mais: Atraso no pagamento: governo Melo aumenta calote contra estagiários, bolsistas e terceirizados