
Por Felipe Campinas, da Redação
MANAUS – Em encontro com governadores realizado em Manaus nesta quinta-feira (17), o governador Wilson Lima (União Brasil) desafiou o dono da Amazon, Jeff Bezos, a visitar o estado e investir no potencial econômico da região. No evento, Lima mostrou um vídeo que diz que o empresário usa o nome da Amazônia e que a população local nunca ganhou nada com isso.
“A iniciativa do dono da Amazon, que usa o nome da Amazônia em sua empresa, parece atrasada, mas é muito bem-vinda”, disse Lima. “Jeff Bezos e tantos outros que falam da Amazônia sem conhecê-la cometem um grande equívoco”, completou o governador, ao cobrar investimentos do bilionário e de outras empresas na região.
“Os povos da Amazônia são os maiores interessados na preservação da floresta. Nós não somos o problema, nós somos a solução. Mas os povos da Amazônia também querem ter oportunidade de trabalho, acesso à tecnologia, internet, cultura. Querem andar em estradas asfaltadas em vez de andar em estradas de barro”, disse Lima.
De acordo com o Governo do Amazonas, o vídeo faz parte de uma campanha para buscar investimentos e oportunidades para os amazonenses. Nele, o estado afirma que “o mundo inteiro olha para a Amazônia e só vê árvores”, mas que debaixo das árvores vivem pessoas e que “sem cuidar dessas pessoas é impossível cuidar da floresta”.
A peça publicitária faz uma comparação entre a empresa de Jeff e a região. “Se a sua empresa parasse, Jeff, muita coisa ia atrasar. E se eu parasse, o clima ia esquentar. Se a sua empresa é a mais valiosa de todas, o meu valor é incalculável. E já que você usa o meu nome eu nunca ganhei nada com isso, vem aqui me conhecer de perto, Jeff”, diz outro trecho.
No dia 3 deste mês, Jeff, considerado pela Forbes o homem mais rico do mundo visitou o Parque Nacional Natural Serranía do Chiribiquete, na Amazônia da Colômbia, junto com o presidente do país, Iván Duque. O objetivo do encontro, segundo o governo colombiano, foi conhecer aquela região para dar apoio financeiro a projetos de proteção da floresta.
No Twitter, Duque publicou uma foto ao lado de Jeff e escreveu: “Fizemos o passeio no Parque Natural Nacional Serranía de Chiribiquete com meu amigo e empresário, @JeffBezos , fundador de @BezosEarthFund , que manifestou seu interesse em apoiar muitas das políticas de ação climática e áreas protegidas em nosso país”.
O fundador da Amazon dará apoio financeiro à Colômbia através da Bezos Earth Fund, um fundo criado pelo bilionário para proteção da natureza. Investimentos nessa seara já haviam sido anunciada em novembro do ano passado. Em discurso na COP26, em Glasgow, Jeff anunciou que irá doar U$S 2 bilhões para preservação do meio ambiente.
