
Do ATUAL
MANAUS – Os governos do Amazonas e Federal firmaram nesta quarta-feira (12) em Brasília contrato para adaptar o prédio de 17 andares onde funcionou a Receita Federal, no Centro de Manaus, em moradias. O contrato foi assinado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, pelo secretário Hailton Madureira, do Ministério das Cidades, e pela secretária Carolina Stuchi, da Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
A reforma será na modalidade Retrofit e o projeto será financiado pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. São 75 apartamentos que serão ocupados por famílias cadastradas no programa estadual Amazonas Meu Lar.
“Estamos trazendo uma solução importante para o Centro de Manaus, porque no momento que você tem um prédio ocioso como aquele, acaba sendo abrigo para vândalos. Agora vamos colocar famílias com moradia digna e inseridas na dinâmica da cidade com transporte público, segurança, educação e saúde”, disse Wilson Lima.
As famílias contempladas têm renda bruta de até R$ 2.640, classificadas na Faixa 1. A obra deve ser concluída em um ano e meio.
O investimento inicial é de R$ 18 milhões para a execução dos trabalhos, incluindo aporte do Governo Federal pelo FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) e uma contrapartida do Governo do Estado.
Novos projetos
Com a inclusão do Retrofit, o Amazonas contará com sete projetos de moradia popular, todos em parceria com o Minha Casa, Minha Vida. Os acordos foram firmados desde agosto do ano passado.
Em Manaus, um novo residencial será erguido no bairro Petrópolis, na zona sul, com 32 unidades, enquanto outro será construído no Novo Aleixo, com 48 apartamentos. O Governo do Amazonas também firmou contrato para construção de um conjunto habitacional no município de Iranduba, que contará com 144 unidades habitacionais.
Serão construídas outras 176 unidades habitacionais no bairro Tarumã e 256 imóveis no bairro Compensa. No Alvorada, na zona centro-oeste, serão construídas 64 moradias populares.