O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Esporte

Gianni ignora abuso de direitos humanos e diz ser ‘melhor Copa’ na Rússia

13 de julho de 2018 Esporte
Compartilhar
Fifa tem esperança de virar página, após caos da Copa 2014 no Brasil e prisões de cartolas (Foto: Divulgação/FIFA)

Do Estadão Conteúdo

MOSCOU – O presidente da Fifa, Gianni Infantino, classificou a Copa do Mundo de 2018 na Rússia como “a melhor jamais organizada”. Com cofres repletos e sem contratempos, o evento marcou dentro da Fifa uma esperança de virada de página, depois do caos do Mundial de 2014 no Brasil e das prisões de cartolas.

Em sua coletiva de imprensa final em Moscou, nesta sexta-feira, 13, o suíço teceu amplos elogios aos organizadores russos e evitou dar respostas sobre repressão do governo local contra ativistas de direitos humanos e falta de liberdades.

“A paixão que sentimos nesse país desde o começo da Copa foi especial”, disse. “Há alguns anos eu já dizia que seria a melhor Copa. Agora, posso dizer ainda com mais convicção de que essa é a melhor Copa do Mundo realizada”, disse.

Agradecendo ao governo de Vladimir Putin, ele destacou a forma pela qual o país recebeu mais de um milhão de estrangeiros. “A operação foi um enorme sucesso”, disse. Para ele, parte desse êxito foi o fato de que não houve um debate político durante o torneio.

O que ele não falou, porém, é que protestos estavam proibidos por lei. “Tem sido também um êxito por respirarmos de novo futebol e viver futebol”, disse. “Deixamos o futebol falar. Não é sobre presidentes e dirigentes. São aqueles no campo que falam”, destacou.

O suíço manteve a Fifa distante de coletivas de imprensa ao longo das semanas. “Nosso trabalho é fazer com que tudo funcione nos bastidores”, se limitou a dizer, lembrando que trouxe “o futebol de volta para a Fifa”.

Na avaliação do presidente da Fifa, a Copa “mudou a Rússia, que se transformou num país do futebol”. “Não é mais apenas um país onde a Copa ocorre. Mas onde o futebol passou a fazer parte da cultura e isso graças ao time russo. A infraestrutura e tudo mais é eficiente e o legado vai colocar a Rússia no topo do futebol mundial. O que foi construído é para o futuro e existem planos”, disse.

O governo russo, diante do risco de elefantes brancos e estádios sem clubes, vai bancar as arenas por pelo menos mais dois anos. Mas Infantino também insiste que a percepção do mundo sobre a Rússia mudou.

“Todos os que estão aqui descobriram um país lindo e que os quer receber e que quer dizer ao mundo que o que é dito não é exatamente o que ocorre aqui”, disse. “Os preconceitos mudaram”, constatou.

Mas ao ser questionado sobre as violações de direitos humanos no país, ele apenas indicou que esse não era o papel do futebol. A oposição está silenciada, a liberdade de imprensa é violada diariamente, protestos são proibidos e a pobreza, em alta, não é divulgada.

“Há injustiças no mundo, de forma geral”, minimizou. “Muitas coisas não funcionam no mundo como os cidadãos gostariam de mudar. Gostaríamos de mudar. Não apenas em um país. Não apenas numa região. Mas o mundo inteiro. Mas temos de debater e fazer mudar para o melhor. Mas, aqui na Copa, estamos focados no futebol, celebrar o futebol”, justificou.

Para Infantino, o futebol ajuda a estabelecer o diálogo entre países e a desenvolver a ideia do respeito. “O futebol pode contribuir a abrir discussões e começar a falar”, defendeu. “O futebol não pode solucionar os problemas e nem mudar o passado. Mas pode mudar o futuro. Os lideres poderiam se inspirar no que estamos fazendo. Temos que olhar para frente, sem rejeitar o que ocorreu”, disse.

Para completar, o presidente da Fifa apresentou os números do êxito: 98% das arquibancadas lotadas, um milhão de turistas, uma audiência de 3 bilhões na televisão e 11 bilhões nos meios digitais, seis vezes maior que o Superbowl.

“Estou no futebol há mais de 20 anos. Mas o nível de excelência na infraestrutura, hotéis, transporte e segurança, nível de operação que vejo é sem precedentes”, completou.

Notícias relacionadas

Relação tóxica com redes sociais deixa futebol doente, dizem técnicos

Isaquias Queiroz conquista medalha de ouro no Mundial de Canoagem

Alison dos Santos bate recorde mundial dos 400 m com barreiras

Palmeiras supera Barcelona e Real Madrid em venda de jogadores

Agência da CBF proíbe Vasco de fazer negócios com o Palmeiras

Assuntos copa do mundo, Fifa, Gianni Infantino, Rússia
Redação 13 de julho de 2018
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Momento de um dos gols da Espanha: superioridade em campo e classificação às oitavas da Copa (Foto: Fifa World Cup Media/X)
Esporte

Fifa manda realizar estudo para promover Copa com 64 seleções

31 de julho de 2026
Esporte

Contra privatização, países da Europa boicotam torneios da Fifa

30 de julho de 2026
Taça da Copa do Mundo: premiações bilionárias na edição 2026 (Foto: Fifa/Divulgação)
Esporte

Taça da Copa do Mundo ficou com a Espanha por pouco tempo

23 de julho de 2026
Esporte

Fifa forma seleção da Copa 2026 com Vozinha e sem brasileiros

22 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?