Do ATUAL
MANAUS – Parte da geração Z, pessoas nascidas a partir de 1996, está substituindo o Google pelo TikTok, segundo pesquisa da Capterra, plataforma de comparação de softwares. O estudo identificou que 37% desse público abandonaram o Google para utilizarem o TikTok, enquanto os baby boomers, nascidos entre 1945 e 1964, foram os que menos fizeram essa transição (12%).
O levantamento, que ouviu 1.033 brasileiros em fevereiro de 2023, também mostrou que 64% dos que utilizam redes sociais e motores de buscas para realizar suas pesquisas online não mudaram sua preferência nos últimos dois anos.
Em menor percentual, 25% deixaram de usar buscadores para usar mais as redes sociais, e 11% fizeram o inverso: passaram a usar mais motores de busca em vez de redes sociais nas suas pesquisas online.
“Empresas que pretendem ser relevantes no contexto digital devem se atentar às mudanças de comportamento dos usuários e suas preferências. Um exemplo é a adoção pela geração Z das redes sociais como um importante mecanismo de busca”, diz Marcela Gava, analista do Capterra, responsável pelo estudo.
As pesquisas incluem informações sobre esporte, produto, serviço, local e preços.