
Do ATUAL
MANAUS – O general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, de 59 anos, é o novo comandante militar da Amazônia. Ele assumiu o cargo nesta quinta-feira (4) e substitui Achilles Furlan Neto.
“É a minha quarta comissão na Amazônia, sou um verdadeiro apaixonado por essa região, então eu recebo essa designação do Comandante do Exército com uma satisfação muito grande. Sempre estive trabalhando para o bem da Amazônia e dos amazônidas, sua proteção e segurança” discursou o novo comandante do CMA.
O Comando Militar da Amazônia foi criado pelo presidente Juscelino Kubitschek, com o Decreto n° 40.179, de 27 de outubro de 1956, e inicialmente foi sediado em Belém do Pará. Treze anos depois (1969) foi transferido para Manaus.
O CMA atua como força militar terrestre nos estados Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Tem a maior faixa de fronteira do Brasil sob sua jurisdição, com mais de nove mil quilômetros, fazendo limite com cinco países.
Perfil
O general Costa Neves é natural da cidade de Olímpia, em São Paulo, incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 1979 e foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 1985.
Realizou o curso Avançado de Infantaria no Fort Benning, nos Estados Unidos da América; o curso War College, nos Estados Unidos da América; o curso de Estado-Maior e Estado-Maior Conjunto, em Portugal; foi Observador Militar da Organização das Nações Unidas em Angola; e, Force Commandar da Monusco, na República Democrática do Congo.
Como oficial-general, exerceu as seguintes funções: Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras; Diretor de Avaliação e Promoções; Force Commander da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (Monusco); Subcomandante de Operações Terrestres; e Comandante Militar do Norte.
