Do ATUAL
MANAUS – Em vez de eliminá-las, melhorá-las. Essa é a proposta central da G20 Favelas (Conferência Internacional das Favelas) que ocorre em Manaus no sábado (24) na etapa do Amazonas.
A proposta do evento é reunir empresários, acadêmicos, pesquisadores, moradores, políticos para debater políticas públicas que melhorem a vida nas favelas. A pauta tem quatro eixos temáticos: 1 – Redução das desigualdades, combate à fome e à pobreza; 2 – Sustentabilidade; 3 – Direitos humanos, raça e gênero; 4 – Desafios globais enfrentados pelas favelas e áreas periféricas. Todos estão vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O G20 Favelas é uma iniciativa da Central Única de Favelas (CUFA) em parceria com a CUFA Global, Frente Nacional Antirracista (FNA), Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania dos seus Moradores e com apoio, no Amazonas, do Instituto Evereste.
A etapa do Amazonas é uma das realizadas em três mil favelas de 26 estados e mais o Distrito Federal para definir ações públicas para as favelas, incluindo a economia.
As propostas serão ser apresentadas na etapa nacional do Fórum Mundial da Favela, em novembro deste ano, no Rio de Janeiro, paralelamente ao G20 Brasil.
O evento em Manaus será no auditório do Tribunal Regional do Trabalho do Amazonas e Roraima, na Avenida Tefé, Praça 14 de Janeiro, a partir das 8h.