
Da Redação
MANAUS – A FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) descartou o possível caso de coronavírus do vice-reitor da Ufam e confirmou que o diretor da Fiocruz, Sérgio Luiz Bessa Luz, de 55 anos, em Manaus, testou positivo para o vírus. Segundo a FVS, ele veio da Espanha e neste momento está em isolamento domiciliar, separado da família. Sérgio Luz não teve contato com outras pessoas, segundo a diretora da FVS Rosemary Pinto.
Até a tarde dessa última terça-feira, 17, 44 casos foram notificados no Amazonas, sendo que 39 foram descartados, e três pacientes aguardam resultado dos exames. Apenas dois foram confirmados. Não há nenhum caso confirmado no interior do Amazonas e os pacientes de Manaus com o vírus não estão hospitalizados, mas são acompanhados em casa.
Rosemary Pinto disse que o caso do vice-reitor da Ufam, Jacob Cohen, que voltou de São Paulo e também viajou pelo interior do Amazonas, foi descartado após o teste positivo feito pela Fiocruz. “Ele foi descartado, trata-se de um médico que se autodeclarou positivo, mas o resultado do Lacen aponta que ele é um caso negativo, portanto ele não é um novo caso de coronavírus no Amazonas”, afirmou.
A FVS informou que a maioria dos casos notificados tem características epidemiológicas de classificação dos casos suspeitos. Apresentam sintomas leves de vírus respiratórios e, segundo a FVS, são comuns nesta época do ano.”Portanto, informações de casos graves que estão internados na rede de urgência e emergência da Susam (Secretaria de Saúde do Amazonas), não são pacientes de coronavírus, são pacientes de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, disse Rosemary Pinto.