
Do ATUAL
MANAUS — Após três rodadas de votação nesta quinta-feira (8), com duas fumaças pretas indicativas de resultados inconclusivos, finalmente a fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Sistina, anunciando que os cardeais escolheram um novo papa.
A eleição ocorreu durante a quarta votação, após uma fumaça preta na primeira rodada, nessa quarta-feira (7). No decorrer da manhã, houve uma breve confusão com a chaminé, quando uma leve fumaça branca foi vista, mas logo foi substituída pela fumaça escura.
O nome do novo papa e a identidade do cardeal eleito ainda não foram revelados. No entanto, os sinos da Basílica de São Pedro começaram a tocar, celebrando a escolha do novo pontífice. A multidão que se reune na Praça de São Pedro reagiu com aplausos entusiásticos quando a fumaça branca apareceu.
O cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, irá à varanda da Basílica para anunciar aos fiéis as tradicionais palavras “habemus papam”. Após o anúncio, o novo papa deve aparecer na varanda e fazer sua primeira oração pública.
Nos próximos quatro a cinco dias, espera-se a realização da primeira missa oficial do novo papa.