O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Economia.

Frutos da Amazônia viram matéria-prima de balas, sucos e salgadinhos

13 de outubro de 2019 Economia.
Compartilhar
Da Redação

MANAUS – Frutos naturais da Amazônia são matéria-prima de produtos de consumo criados por cientistas da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que desenvolveram balas de gelatina de açaí, bebidas mistas, salgadinhos à base de farinha de pupunha e mandioca e barrinhas de tapioca, castanha e açaí. Todos sem conservantes, nutritivos, funcionais e prontos para o consumo, garantem.

A busca por uma bebida saudável e prática para o dia a dia foi o foco do trabalho da engenheira química Rafaella Mattietto, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental (PA), e da engenheira de alimentos Daniela Freitas de Sá, da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ). A pesquisa resultou em dois blends, que são misturas de sucos prontos para o consumo, nos sabores açaí, cupuaçu e acerola; e taperebá (cajá), camu-camu e graviola.

frutos da amazônia
Uma das bebidas desenvolvidas usa açaí, cupuaçu e acerola (Foto: Vinícius Braga/Embrapa)

Rafaella Mattietto conta que buscou potencializar a parte nutricional de cada fruta, como o alto teor de vitaminas e as características funcionais. “Não bastava apenas misturar os ingredientes e encontrar a combinação ideal, era preciso garantir que o produto mantivesse suas características por mais tempo, sem perder a nutrição, o sabor e a aparência”, diz.

De acordo com a pesquisadora, o blend de açaí, cupuaçu e acerola é rico em antocianina (17,04 mg/100g), possui elevado teor de compostos fenólicos (226,56mg/100g) e 100 ml do suco possui cinco vezes mais vitamina C que a dose de ingestão diária para adultos recomendada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “É um produto conveniente, em função da sua praticidade de consumo, e atende um nicho de mercado cada vez mais crescente, de alimentos saudáveis e de sabores diferenciados do convencional”, afirma Mattietto.

Até chegar aos dois blends, as pesquisadoras testaram combinações com oito frutas nativas e exóticas da Amazônia, considerando os valores nutricionais. A etapa seguinte foi a modelagem de misturas para definir as proporções de cada fruta nos sucos, considerando indicadores como o paladar, características antioxidantes, manutenção de antocianinas, compostos fenólicos e vitamina C.

Nas avaliações sensoriais com homens e mulheres de diferentes idades e regiões, ficou evidente, segundo a pesquisadora, a preferência pelas frutas amazônicas. “Quanto mais açaí na formulação, maior a avaliação positiva das pessoas”, revela. Os resultados mostraram que o blend de açaí, cupuaçu e acerola obteve mais de 80% de aceitação em relação a cor, sabor, aroma e impressão global.

Açaí em balas de gelatina
frutos da amazônia
Bala de gelatina de açaí conserva propriedade antioxidante do fruto (Foto: Vinícius Braga/Embrapa)

A pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental Ana Vânia Carvalho liderou a equipe que desenvolveu o estruturado de frutas, um processo de gelatinização da fruta processada. Essa tecnologia é a base das balas de gelatina ou de goma. O resultado foi uma bala de gelatina de açaí com o sabor e a propriedade antioxidante do fruto.

“Quando a gente pensou nesse produto, o objetivo principal era ter um alimento saudável, nutritivo, e que mantivesse as características sensoriais da fruta”, relata a pesquisadora. Outro ponto estudado foi a durabilidade das balas a partir de processos industriais, sem a necessidade do uso de conservantes químicos. “O açaí, por exemplo, dura muito pouco in natura, mesmo depois de processado. Na forma do estruturado, ele dura mais tempo”, completa.

A nutrição, segundo a pesquisadora, é o grande diferencial das balas de gelatina de açaí em relação aos alimentos similares convencionais. “As balas mais difundidas no mercado são geralmente adicionadas de produtos químicos para dar cor, sabor e aroma, e o poder nutricional é praticamente nulo”, conta a pesquisadora.

Conforme Ana Carvalho, a bala de gelatina de açaí desenvolvida pela Embrapa, por sua vez, tem 1% de fibras alimentares, 57% de carboidratos, 9,5% de proteína, além de 271 quilocalorias por 100 gramas e é rica em antocianinas e compostos fenólicos, que são substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres. O teor de antocianinas presentes na bala de gelatina açaí é de 189,90 mg/kg, maior que o de sucos de uva, pitanga roxa e acerola.

Snack de pupunha
frutos da amazônia
Snack produzido a partir das farinhas de pupunha e de mandioca (Foto: Vinícius Braga/Embrapa)

A pesquisa da Embrapa desenvolveu um snack (salgadinho) produzido a partir das farinhas de pupunha e de mandioca. Rico em carotenoides e com alto teor de provitamina A, o salgadinho foi obtido por meio do processo de extrusão termoplástica.

A pesquisadora Ana Carvalho explica que a extrusão termoplástica é um processo no qual a ação mecânica é combinada com o calor para gelatinizar o amido, permitindo criar novas texturas e formas para o produto final. “É um processo muito versátil e consolidado no mercado. O diferencial aqui é a utilização da farinha de pupunha na produção de alimentos práticos, como os cereais matinais e snacks”, declara,

A cientista afirma que a pupunha é um alimento bastante nutritivo em razão do seu alto conteúdo de carotenoides (provitamina A), além de teores consideráveis de carboidratos, proteínas e lipídios.

Notícias relacionadas

Rede de açaí promete distribuir 500 quilos do produto se Brasil ganhar o hexa

Pesquisa sobre genoma do açaí possibilita melhorar produção industrial

Poupa-Terra possibilita aumentar produção sem ampliar área cultivada

Lei federal estabelece reconhecimento do açaí como fruta nacional

‘Coopera + Amazônia’ disponibilizará R$ 107,1 milhões para extrativismo

Assuntos açaí, cupuaçu, Embrapa, frutos da amazônia, nutritivo, produtos naturais, pupunha, taperebá
Redação 13 de outubro de 2019
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Açaí: 90% da agregação de valor ao produto ocorre fora da Amazônia (Foto: Iolanda Ventura/AM ATUAL)
Negócios

Rede de açaí promete distribuir 500 quilos do produto se Brasil ganhar o hexa

2 de julho de 2026
(Foto: Divulgação/Sebrae)
Dia a Dia

Pesquisa sobre genoma do açaí possibilita melhorar produção industrial

1 de julho de 2026
Tecnologia da Embrapa possibilita aumentar produção agrícola sem ampliar área cultivada (Foto: Embrapa/Divulgação)
Economia

Poupa-Terra possibilita aumentar produção sem ampliar área cultivada

8 de fevereiro de 2026
Açaí
Dia a Dia

Lei federal estabelece reconhecimento do açaí como fruta nacional

9 de janeiro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?