
Do ATUAL
MANAUS – A adaptação da manufatura em processo de fabricação ambientalmente sustentável é inevitável. Dirigentes de empresas que estão implantando a mudança no Polo Industrial de Manaus vão expor a experiência no Fórum de ESG Amazônia. ESG é a sigla em inglês para ‘governança social e ambiental’, uma tendência nas empresas.
O evento é promovido pelo Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas) em parceria com a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e ocorrerá na sexta-feira (21) na sede da Suframa, zona sul de Manaus, das 8h às 17h.
Especialistas vão explicar o processo de práticas ambientais, sociais e governança na indústria.
“Nós estamos em uma caminhada, em uma trilha de conhecimento, de abordagem, de introdução do ESG nas indústrias. Nesse fórum vamos mostrar alguns painéis de indústrias que já estão utilizando os pilares da sustentabilidade, do social e de governança”, disse Régia Moreira, coordenadora da Comissão Cieam de ESG.
“A sustentabilidade e as práticas de ESG são fundamentais para garantir que o desenvolvimento econômico ocorra de maneira responsável e que os recursos naturais sejam preservados. É uma temática que está ganhando cada vez mais destaque e espaço na agenda global”, acrescentou o superintendente da Suframa Bosco Saraiva.
Entre os palestrantes está Daniel Vargas, professor das escolas de Economia e Direito da FGV, e abordará o tema “Agenda ESG: Custo ou Oportunidade para a Amazônia Brasileira?”. Outra especialista no evento é Zilda Costa, diretora de Alianças Estratégicas e Parcerias Comerciais da UCB Power e coordenadora adjunta da Comissão de Transição Energética do Cieam.
Haverá também uma exposição de produtos sustentáveis fabricados por empresas do PIM. O fórum busca incentivar o debate sobre a importância da sustentabilidade na economia da região e inspirar novas iniciativas dentro do modelo da Zona Franca de Manaus.