
Do ATUAL
MANAUS – “Sete Cores da Amazônia”, longa-metragem filmado no Amazonas, será exibido neste sábado (15) na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A exibição ocorre no projeto Sábado Infantil 2025.
O filme é dirigido por Ana Lígia Pimentel tem como base a História em Quadrinhos de mesmo nome, escrita por Ademar Vieira, e combina fantasia, cultura regional e temas infantojuvenis.
A produção foi exposta no Montreal Independent Film Festival, na Mostra Livre Internacional de Cinema e na Mostra Cine Glocal, além de ter sido aprovado com o Selo Bechdel-Wallace, que valoriza narrativas protagonizadas por mulheres.
“Há anos uma produção 100% amazonense não era exibida no espaço, o que torna o momento ainda mais especial”, disse Ana Lígia Pimentel.
O projeto para levar às telas a HQ começou em 2018 quando “Sete Cores da Amazônia” foi lançada pelo estúdio independente Black Eye. Em 2020, o projeto foi contemplado em primeiro lugar no Edital Prêmio Feliciano Lana, viabilizado pela Lei Aldir Blanc.
A filmagem ocorreu em 20 dias e contou com gravações na Reserva do Tupé, em comunidades ribeirinhas, além do Centro e bairros de Manaus, como o Educandos. Todo o elenco é formado por atores amazonenses.
“A presença de ‘Sete Cores da Amazônia’ na Cinemateca Brasileira é um avanço significativo para o audiovisual do Amazonas. O estado ainda enfrenta dificuldades na difusão de suas produções, muitas vezes ficando restrito a exibições locais e circuitos alternativos”, comenta Ana Lígia. “A sensação de romper fronteiras é absoluta”.