Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL
MANAUS – A Assembleia Legislativa do Amazonas terá 10 novos deputados a partir de 2023. Mais da metade dos novatos (seis) é ligada a políticos. George Lins (União Brasil), Cristiano Dângelo (MDB), Daniel Almeida (Avante), Mayra Dias (Avante), Débora Menezes (PL) e Thiago Abrahim (União Brasil) se elegeram na primeira disputa para o cargo apoiados por políticos de carreira.
George é filho do deputado estadual Belarmino Lins (Progressista). Cristiano é irmão do prefeito de Manacapuru, Beto Dângelo (Republicanos). Daniel é irmão do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Mayra é casada com o prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB). Thiago Abrahim é filho do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim (PSC). E Débora é filha de Coronel Menezes (PL), segundo colocado na disputa para o Senado Federal.
Mais votado entre os estreantes, o médico George Augusto Monteiro Lins de Albuquerque, de 39 anos, é amazonense de Manaus. Foi o sétimo colocado geral do pleito, com 44.520. Conquistou a terceira vaga do União Brasil. Disputou um cargo político pela primeira vez em 2020, como candidato a vice-prefeito de Ricardo Nicolau, os dois então filiados ao PSD.
Tentou uma vaga para deputado estadual pela primeira vez, em substituição a seu pai, Belarmino Lins, 76 anos, que anunciou aposentadoria após 32 anos como deputado estadual de forma ininterrupta. Ele é parlamentar desde 1991.
Com a décima melhor votação geral, Cristiano da Silva Dângelo, 47 anos, será o primeiro deputado estadual manacapuruense e é irmão do prefeito da cidade, Beto Dângelo.
Daniel Djudá Pereira de Almeida, 50 anos, natural de Manaus é irmão do prefeito David Almeida , foi o 12º melhor votado e o segundo dentro do Avante. Também disputou a eleição pela primeira vez.
Eleita pelo Avante, a jornalista Mayra Dias veio logo em seguida, com a 13ª votação geral. Nascida em Itacoatiara, Mayra tem 31 anos e é casada com o prefeito de Parintins, Bi Garcia. Em 2018 venceu o concurso de Miss Brasil.
Segunda mais votada do PL (Partido Liberal), Débora Salgueiro de Menezes tem 28 anos e nasceu em Taubaté-SP. Disputou uma eleição pela primeira vez e teve a 15ª maior votação. É filha de Coronel Menezes, derrotado por Omar Aziz para a vaga do Senado Federal.
O advogado Jorge Thiago Carvalho Abrahim tem 29 anos e é natural de Manaus. É filho do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim. Teve a 16ª melhor votação e conquistou a quarta das seis vagas do União Brasil.
Dos outros quatro novatos, um é vereador de Manaus (Wanderley Monteiro, do Avante) e outro o ex-vereador Rozenha (PMB). Foram eleitos para um primeiro mandato vez o apresentador Mário César Filho (União Brasil) e o oficial da Polícia Militar, Dan Câmara (PSC).