
Do ATUAL
MANAUS — As filas para acesso ao Bumbódromo de Parintins nos dias do Festival dos Bois Caprichoso e Garantido só poderão ser formadas a partir das 10h do dia 27 de junho, primeiro dia do evento. A decisão foi definida na tarde desta sexta-feira (20), em reunião entre o MPAM (Ministério Público do Amazonas) e representantes das agremiações. A medida ocorre após denúncias de comércio ilegal de lugares e relatos de violência e abusos na fila.
De acordo com o Ministério Público, neste ano a fila para as “galeras” começou com até 14 dias de antecedência do festival, resultando em marcações irregulares com cadeiras, caixotes, tendas improvisadas e até pichações em calçadas. O cenário favoreceu a comercialização clandestina de lugares, brigas, insegurança e exclusão de pessoas idosas, com deficiência (PCDs) e famílias com crianças. Na quinta-feira (19), houve briga entre pessoas que estavam fila.
No documento que resultou da reunião, é relatado que se criou um “mercado obscuro que explora a paixão do torcedor e prejudica diretamente aqueles que não podem pagar ou não compactuam com a ilegalidade”. O promotor de Justiça Ricardo Mitoso afirmou que a medida busca combater essas ilegalidades.
“O objetivo é garantir um festival mais seguro e acessível para todos, tanto para a população local, quanto para os visitantes. A partir do diálogo entre os órgãos, conseguimos alinhar medidas para evitar abusos e preservar o caráter popular do evento”, disse Ricardo Mitoso.
A montagem de estruturas de apoio aos brincantes ocorrerá na quarta-feira (25), mas a formação das filas só começará às 10h do dia 27 de junho.
Será proibido a demarcação dentro e fora das tendas oficiais de lugares e colocação ilegal em via pública com quaisquer objetos. A prefeitura e a Polícia Militar está autorizada a retirar objetos. O acordo prevê “sanção administrativa”, mas não estabelece se haverá, por exemplo, multas.