
Da Redação
MANAUS – As encenações teatrais ‘Cuca Fofa de Tarsila’, ‘Portinari Pé de Mulato’ e o ‘Menino Coragem’ estão no Festival de Teatro Infantil de Bonecos, que ocorre até o dia 10 em Manaus. As crianças também poderão participar de oficinas de confecção de fantoches nos intervalos dos espetáculos, que serão apresentados no shopping Ponta Negra, na zona oeste da capital.
Segundo a gerente de marketing do centro comercial, Karla Henderson, a atividade gratuita é uma oportunidade para se conhecer o trabalho Cia. Articularte, que completa 18 anos. “O festival voltado para a formação cultural e divertimento das crianças e de toda a família e a companhia é considerada uma das mais prestigiadas em animação, em São Paulo”, disse.
Programação
No dia 7, o público poderá assistir uma das duas sessões do ‘Menino Coragem’, que acontecem às 17h e às 19h. No dia 9, às 17h, será exibida a peça ‘Cuca Fofa de Tarsila’ e, às 19h, ‘Portinari Pé de Mulato’. E, no dia 10, último dia de Festival, às 17h, será apresentada a peça do ‘Menino Coragem’ e, às 19h, ‘Cuca Fofa de Tarsila’.
O espetáculo ‘Cuca Fofa’ conta uma lenda de duelo entre o Abaporu e o mágico Boi da Lua pela disputa do amor da Negra Tarsila. Um Passarinho Verde fofoca e aumenta a notícia do duelo e tudo se transforma em uma confusão tamanha, que a Negra Tarsila terá que resolver com a ajuda de entes fantásticos como a Urutu, a Uiara e a Cuca. A peça é inspirada na obra da artista plástica Tarsila do Amaral, considerada a sinhazinha do Modernismo Brasileiro, que completa 95 anos em 2017.
Já em ‘Portinari…’, a encenação gira em torno de uma vizinha invejosa que coloca ‘olho gordo’ em uma obra de Cândido Portinari, fazendo com que a boneca Denise e seu Carneirinho caiam do um quadro recém-pintado. Denise é curiosa e faz algumas artes marotas, quando derruba uma sacaria de café, deixando furioso o bravo Capataz que quer dar uma lição na menina. A boneca Denise passa por uma verdadeira aventura de suspense entre as obras do seu avô Portinari para encontrar o seu carneirinho fujão antes que suas tintas sequem. O espetáculo é todo animado por uma seleção de ricos Chorinhos, com algumas músicas cantadas ao vivo pelos quatro atores animadores.
Por fim, ‘Menino Coragem’ expõe o drama de um menino e sua irmã que se perdem de sua família e vivem uma aventura inusitada. Com muita coragem, eles serão obrigados a cruzar uma floresta escura, com seres surreais, depois um mar de criaturas marinhas fantásticas, até chegarem em uma nova terra, onde terão que adaptar-se à vida daquele povoado. Diversos bonecos e formas animadas ajudam a contar essa curiosa trama.
