Do ATUAL
MANAUS — O Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A lei que concede este título foi sancionada nesta quarta-feira (4) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Festival de Parintins é conhecido pela competição entre dois bois-bumbás: o Garantido, de cor vermelha, e o Caprichoso, de cor azul. A festividade já ocorre no município há 50 anos, durante três noites, com apresentações que combinam teatro, dança, música e elementos visuais inspirados nas lendas amazônicas, na cultura indígena e nas tradições caboclas. A celebração atrai turistas de todo o país e do exterior.
Na cerimônia, o presidente Lula destacou a importância do reconhecimento para a valorização das tradições culturais brasileiras, observando que o título pode aumentar a visibilidade nacional dessas manifestações.
Além do Festival Folclórico de Parintins, também foram reconhecidos como Patrimônios Culturais Imateriais o Arraial do Pavulagem. A ministra do Turismo substituta, Ana Carla Lopes, destacou que o reconhecimento dessas tradições contribui para a valorização da identidade cultural e o desenvolvimento das cidades que as abrigam.
“É muito mais do que uma lei! É o resgate de uma cultura; de famílias que vão ao Círio, onde também é palco da pavulagem, aos festejos juninos, na Festa de Parintins. É algo muito significativo para nós, do Norte do país, termos nossas tradições e manifestações reconhecidas nacionalmente. E, claro, que também são atrativos que atraem visitantes de todo o mundo, promovendo o desenvolvimento das nossas cidades”, disse.
O Arraial do Pavulagem, que ocorre em Belém durante os meses de junho e julho e no arrastão do Círio, em outubro, também incluído entre as manifestações culturais reconhecidas. O evento é inclui música, dança e desfiles que representam as tradições da região amazônica.