Do ATUAL
MANAUS – O último trimestre de 2024, que começa nesta terça-feira (1º), terá cinco feriados nacionais e três pontos facultativos. Para Lenice Vieira, doutora em Administração e professora da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), essas folgas são ruins para a indústria porque são dias a menos de produção.
Os feriados do dia de Nossa Senhora Aparecida (dia 12) e o do Dia de Finados (2/11) serão no sábado. “No setor produtivo, é um dia a menos de trabalho, é um dia a menos de produção, é um dia a menos de faturamento. Então, da perspectiva do setor produtivo, principalmente se o feriado cai em dia útil, é ruim”, diz.
Em novembro, os feriados da Proclamação da República (15) e do Dia da Consciência Negra (20) serão na sexta e na quarta-feira, respectivamente. “Por outro lado, para os setores de atividades de turismo é bom porque as pessoas aproveitam o feriado para se deslocarem para outros lugares”, complementa.
Os pontos facultativos até o final do ano são do Dia do Servidor Público Federal (28/10) e as vésperas de Natal (24/12) e de ano novo (31/12). “Porém, para os centros de compras estas datas fomentam a possibilidade de um fluxo maior de pessoas, acréscimo de vendas e aumento de faturamento”, diz a economista Michele Aracaty, também professora da Ufam.
Segundo o economista Wilson Périco, as indústrias compensam esses dias aumentando alguns minutos na jornada diária dos trabalhadores. “A questão dos feriados traz um custo maior para a indústria de transformação porque ela vai produzir aquilo que for planejado em menos dias úteis. O Brasil tem uma quantidade grande de feriados e isso fica ainda maior com os dias pontes (quando o feriado se estende)”, diz.
Confira lista de folgas
12 de outubro – Sábado – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
28 de outubro – Segunda-feira – Dia do Servidor Público Federal (ponto facultativo);
2 de novembro – Sábado – Dia de Finados (feriado nacional);
15 de novembro – Sexta-feira – Proclamação da República (feriado nacional);
20 de novembro – Quarta-feira – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);
24 de dezembro – Terça-feira – Véspera do Natal (ponto facultativo após as 14 horas);
25 de dezembro – Quarta-feira – Natal (feriado nacional).
31 de dezembro – Terça-feira – Véspera de Ano Novo (ponto facultativo)
1º de janeiro de 2025 – Ano Novo (feriado nacional)