Por Iolanda Ventura, da Redação
MANAUS – Falha no sistema online da Caixa Econômica Federal em Manaus deixou clientes sem o serviço de atendimento na sexta-feira e na manhã desta segunda, 27. Cartazes fixados nas agências informavam os clientes logo na entrada sobre o problema.
Na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul, usuários relataram ao ATUAL no início da tarde desta segunda que estavam desde a manhã aguardando a volta dos serviços, mas sem sucesso.
Gisele Azulay Machado, 25, disse que a única orientação que recebeu foi para que retornasse após 48 horas à agência. “Eu estou aí desde às 12h. Cheguei às 12h e eu fui tentar abrir uma conta para a minha empresa, não consegui. É para eu voltar daqui a dois dias”.
De acordo Gisele Machado, o problema na Caixa prejudica seus negócios. “Eu tenho clientes para atender e eu estou tentando abrir uma conta para eles depositarem o dinheiro na minha conta. Aí eu tenho que esperar dois dias”, disse.
Gisele disse ainda que outros clientes como ela saíram da agência sem resolver as pendências.
A falha atingiu também os terminais de auto atendimento. William Borborema, 23, estava desde às 11h na Caixa Econômica da André Araújo e não conseguiu sacar o FGTS no caixa e nem no terminal eletrônico. “Eu estava tentando ver o saque do FGTS, e não está dando. Está sem sistema, dá erro lá. Diz que está com problema, não estão conseguindo entrar com o computador central, alguma coisa do tipo”, relatou.
O dinheiro seria para resolver uma emergência no veículo, lamenta William. “Seria bastante útil. Preciso ajeitar o carro e eu estou com problema e não consigo sacar esse dinheiro”.
De acordo com William, não foi dada previsão para retorno e a orientação dos funcionários foi para que continuasse tentando. “Eles mandaram a gente ficar tentando até conseguir com a sorte pegar o sistema bom. Porque toda hora sem sistema não dá”, disse.
A informação dada ao ATUAL por funcionário da Caixa é de que o sistema está oscilando e em determinados momentos funciona, o que afeta todos os serviços da Caixa. O atendente não soube informar a situação das outras agências, mas acredita que por ser um problema que perdura desde o fim do expediente de sexta-feira, 24, até o fim do dia deveria ser solucionado.
Consultada, a Caixa Econômica Federal informou em nota que na manhã desta sexta-feira, 27, houve instabilidade nos sistemas das agências de Manaus, mas que o atendimento já estava normalizado.