
MANAUS – A Força Aérea Brasileira divulgou nota na manhã desta quarta-feira, 3, informando que helicóptero desaparecido no Amazonas na última sexta-feira, 29, foi localizado no fim da tarde desta terça-feira, 2. A aeronave foi localizada a aproximadamente 40 quilômetros a sudoeste de Tabatinga, e, na manhã desta quarta-feira, uma equipe de resgate chegou até o local e confirmaram que se tratava dos destroços do helicóptero AS 355N, matrícula PR-ADA. De acordo com a nota, não há indícios de sobreviventes.
O helicóptero, que decolou de uma comunidade indígena no município de Atalaia do Norte com destino a Tabatinga tinha cinco pessoas a bordo. Além do piloto, havia uma enfermeira da (Sesai) Secretaria Especial de Saúde Indígena, duas mulheres indígenas grávidas e uma acompanhante. As mulheres grávidas estavam sendo levadas para Tabatinga para atendimento médico, uma delas, inclusive, em trabalho de parto, de acordo com a coordenação da Sesai em Atalaia do Norte.
Abaixo, a nota da FAB
Nota da Força Aérea Brasileira
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que o helicóptero AS 355N, matrícula PR-ADA, desaparecido desde o dia 29 de maio, foi avistado pela equipe de busca da FAB no fim do dia desta terça-feira (02/06) (próximo ao horário do pôr-do-sol), a aproximadamente 40 km a Sudoeste de Tabatinga (AM). Em função das condições meteorológicas daquele momento e das características da região, não foi possível confirmar se era o objeto da busca. No entanto, na manhã de hoje (03/06) um helicóptero H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira desembarcou equipes de resgate no local, que puderam confirmar que se tratava dos destroços do PR-ADA. Até o momento, não há indícios de sobreviventes.
Durante as buscas, a FAB voou 60 horas cobrindo uma área de 4.315 km², engajou diretamente na missão 30 militares, um helicóptero H-60 Black Hawk e uma aeronave C-130 Hércules.
Uma equipe do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) foi deslocada para o local para iniciar as investigações dos fatores contribuintes para o acidente.
Brasília, 03 de junho de 2015.
Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica