
Do ATUAL
MANAUS – Dez dragas de garimpo ilegal foram apreendidas na Operação Ágata 2025, das tropas das Forças Armadas e instituições de segurança públicas no Amazonas. Elas foram destruídas pelos militares do Exército.
Um dos equipamentos estava escondido sob árvores no Rio Puruê, nas proximidades do Paraná do Cunha (AM), em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A draga estava com um empurrador e uma balsa abastecida com combustível. Também foram apreendidos 1,1quilo de mercúrio, substância altamente tóxica usada no processo de extração de ouro.
A ação contou com o apoio de agentes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e da Polícia Federal (PF).
A operação é coordenada pelo Comando Conjunto Apoena para combater crimes transnacionais na fronteira da Amazônia. A ação também inclui serviços de saúde a indígenas e ribeirinhos. Segundo o Exército, foram realizados 45 mil atendimentos médicos e distribuídos 110 mil medicamentos em 50 comunidades indígenas e ribeirinhas.
Os militares inspecionam uma área de 510 mil quilômetros quadrados, o equivalente ao território da Espanha.