O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Ex-marido de filha de deputado morta com 30 facadas é preso

25 de julho de 2024 Dia a Dia
Compartilhar
Raquel Cattani foi morta a facadas (Imagem: Instagram/Divulgação)
Raquel Cattani foi morta a facadas (Imagem: Instagram/Divulgação)
Por José Maria Tomazela, do Estadão Conteúdo

SÃO PAULO – A Polícia Civil prendeu o ex-marido da filha do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), a empresária Raquel Cattani, de 26 anos, que foi assassinada com 30 facadas no dia 18, em Nova Mutum (MT). Romero Xavier é suspeito de ser o mandante do crime, executado por seu irmão, Rodrigo Xavier, que também está preso.

Na casa de Rodrigo, foram encontrados perfumes femininos e objetos que pertenciam à vítima. A polícia apurou que Romero não aceitava o fim da relação com a ex-mulher. A reportagem tenta contato com a defesa dos suspeitos.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, Romero teria tramado o feminicídio e levado o irmão de carro até a propriedade rural de Raquel. Após invadir o local e assassinar a jovem de forma brutal, Rodrigo teria simulado um cenário de assalto para atrapalhar a investigação.

As suspeitas recaíram sobre o ex-marido depois que testemunhas relataram o comportamento possessivo e ciumento dele em relação a Raquel. Já o suposto executor do crime tinha passagens por furtos e outros crimes.

A Polícia Civil aguarda os resultados de análises moleculares de vestígios encontrados no corpo de Raquel. O exame do Instituto Médico-Legal (IML) apontou que o corpo apresentava mais de 30 lesões produzidas provavelmente por arma branca.

Um dos quartos da casa foi arrombado e a motocicleta da vítima foi levada. Um televisor foi deixado do lado de fora da casa, segundo a polícia – tudo seria parte da simulação de um roubo. Impressões digitais coletadas no televisor e marcas do calçado do suspeito estão sendo analisadas pela perícia.

150 pessoas ouvidas

Conforme a secretaria, a Polícia Civil foi acionada na manhã do dia 19 e uma equipe se deslocou para o assentamento Pontal do Marape, a 150 km de Nova Mutum, onde a vítima residia e trabalhava como produtora rural.

“Analisamos todas as imagens do comércio da vila, das cidades vizinhas, como São José do Rio Claro e Tapurah, e entrevistamos mais de 150 pessoas”, contou o delegado Guilherme Pompeo, responsável pela investigação.

A porta do quarto, arrombada de forma ostensiva, e o televisor fora da casa chamaram a atenção do delegado. “Questionamos porque alguém tentaria levar uma televisão em uma motocicleta. A evidência sugeriu que o televisor foi deixado fora da casa com o intuito de complicar a investigação”, disse.

Com a desconfiança de que a cena do suposto roubo foi armada, o foco passou a ser o ex-marido. Um dos pontos investigados foi que Romero, antes do término da relação, se mantinha distante de Rodrigo, seu irmão.

Após o fim do casamento, ambos passaram a se encontrar e trocar mensagens. Quando a polícia tentou contato com Rodrigo, ele se esquivou, alegando que estava morando em uma fazenda. Em seguida, atualizou sua rede social como sendo morador de Cuiabá.

Na quarta-feira (24), os policiais foram à casa de Rodrigo, em Lucas do Rio Verde (MT), e encontraram frascos de perfume feminino, um aparelho de som, um porta-celular e uma faca, objetos pertencentes à vítima.

Os agentes constataram que a bota que ele usava tinha solado semelhante às marcas encontradas na casa da vítima. Rodrigo confessou o assassinato de Raquel e acabou envolvendo o irmão.

Churrascos e boates

Segundo o delegado, Romero se encontrou com Rodrigo em Lucas do Rio Verde, na manhã do dia 18, e levou o irmão em seu carro para Nova Mutum, deixando-o escondido nas proximidades do sítio de Raquel. Ao longo do dia, ele almoçou com o ex-sogro e levou os dois filhos do casal para Tapurah, a fim de criar um álibi e afastá-los do local do crime planejado.

À tarde, o suspeito fez um churrasco com pessoas com as quais não tinha muita convivência e, à noite, foi a três boates para “reforçar o álibi de que estaria na cidade e, assim, não seria considerado suspeito”, segundo o policial. No velório de Raquel, o suspeito de ter planejado o assassinato chorou ao lado do pai da vítima.

O ex-marido conhecia a rotina de Raquel e teria orientado o irmão a esperar sua chegada em casa, por volta das 20 horas. A mulher foi surpreendida e atacada com uma faca, morrendo no local. O executor fugiu com a moto e o celular da vítima, que foram jogados em um rio da região. A Polícia Civil vai solicitar buscas no local ao Corpo de Bombeiros.

Repercussão

O produtor rural Gilberto Cattani, pai de Raquel, está na segunda legislatura como deputado estadual. Em 2021, assumiu uma cadeira como suplente, após a morte do titular. Em 2022, Cattani foi o sexto deputado mais votado no Estado, com 44.705 votos.

Após a morte da filha do parlamentar, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso pediu ao governo estadual a adoção das medidas necessárias para a elucidar o crime. O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), determinou atuação imediata das forças de segurança para desvendar o caso. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, lamentou a morte nas redes sociais.

Notícias relacionadas

Leitura por meios digitais atrai 94 milhões de pessoas no Brasil

Lixões a céu aberto favorecem incêndios em municípios do AM

Estados criam protocolos de combate ao racismo nas escolas públicas

Governos estaduais propõem combater facções no sistema prisional

Promotor descarta retorno de policiais presos para carceragem em Manaus

Assuntos assassinato, Gilberto Cattani, Raquel Cattani
Cleber Oliveira 25 de julho de 2024
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Perto da vítima, foi encontrado um pedaço de papelão com a frase "Jack é sal" (Foto: WhatsApp/reprodução)
Polícia

Homem é encontrado morto, com mãos amarradas e bilhete escrito: ‘Jack é sal’

14 de agosto de 2026
Jesus David foi encontrado morto pelo dono do residencial após cinco homens invadirem o local (Foto: WhatsApp/reprodução)
Polícia

Cinco homens invadem apartamento e matam colombiano a tiros em Manaus

6 de agosto de 2026
Demisson Oliveira da Silva, de idade não informada, foi encontrado pelos suspeitos escondido no banheiro da residência (Foto: WhatsApp/reprodução)
Polícia

Homem é torturado, morto a tiros e jogado do 2º andar de casa

4 de agosto de 2026
A vítima apresentava sinais de violência e estava com as mãos amarradas (Foto: WhatsApp/reprodução)
Polícia

Homem é levado para beco, espancado, morto e corpo deixado na entrada de oficina

27 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?