
SÃO PAULO – A atuação do brasileiro Wilton Pereira Sampaio em Inglaterra 1×2 França, jogo das quartas de final da Copa do Mundo ocorrido neste sábado (10), foi bastante criticada no país britânico.
Ainda durante o 2° tempo, o árbitro virou alvo tanto de ex-jogadores ingleses quanto da própria imprensa local, que não perdoou possíveis erros cometidos pelo juiz.
“Ele teve uma noite de pesadelo absoluto. É uma piada de árbitro. Não estou dizendo que isso gerou a derrota da Inglaterra – as pessoas dirão que são desculpas -, mas ele é apenas um árbitro ruim com classificação ruim”, disse Gary Neville, ex-lateral da seleção campeã mundial de 1966.
Outro ídolo inglês que não perdoou a arbitragem de Wilton foi Gary Lineker, ex-atacante que defendeu seu país entre os anos 80 e 90.
“Um dia destes, apenas uma vez, podemos obter uma decisão a nosso favor”, ironizou o ex-jogador, que hoje atua como comentarista esportivo. O ex-goleiro Rob Green foi outro a contestar: “ainda não sei por que não foi marcado um pênalti no 1° tempo”.
Entre os jornais, o brasileiro também virou motivo de revolta. “Os jogadores da Inglaterra vão lamentar a atuação do árbitro, que não fez nenhum favor a eles e perdeu algumas decisões importantes”, disse Rob Dorsett, jornalista da “Sky Sports”. O veículo, aliás, deu nota 1 para o juiz.
O “Daily Mail” foi mais incisivo. “Wilton Sampaio cometeu uma série de erros durante a partida”, iniciou o tabloide. “O brasileiro foi apenas VAR na última Copa, já havia recebido críticas no Qatar e cometeu uma série de erros na queda inglesa”, finalizou.
