Por Maria Derzi, da Redação
MANAUS – As entidades de segurança dos Estados Unidos irão intensificar o monitoramento das redes sociais. Os brasileiros que solicitam vistos de entrada no país terão que informar suas contas no Facebook, Instagran, Liked, YouTube, Google e Twitter. O histórico das timelines (linhas do tempo) será um critério para conceder o visto. A exigência vale para vistos nas categorias B1 e B2.
O rigor na segurança é prevenir a entrada de suspeitos de terrorismo no território americano. Para os operadores de turismo de Manaus, a medida não deve afetar a procura por pacotes para Miami, que está a 5 horas de voos da capital do Amazonas.
“Isso é algo natural. Os EUA estão no direto deles e as pessoas que têm redes sociais têm ciência de que é algo público. Por que não os EUA terem o direito de analisarem os turistas que vão visitar o pais? As pessoas têm que se policiar um pouco, porque o que está havendo em redes sociais é algo muito assombroso”, disse a operadora de turismo Cláudia Mendonça.
Conforme Cláudia, a exigência é necessária. “Eu acho que o Brasil deveria fazer isso também em outras esferas, quando o funcionário for pleitear um emprego, concorrer a cargos. Está na hora de dar uma parada nas postagens impróprias nas redes sociais”, disse. Segundo Cláudia, houve queda na procura por viagens aos EUA em 2016. Ela atribui a baixa à crise econômica, que encareceu o dólar.
O Brasil está entre os países que já ultrapassaram o índice de negação de vistos, hoje em 3% das solicitações enviadas.